Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Rio São Francisco em debate no TCU
Início do conteúdo da página
Institucional

Rio São Francisco em debate no TCU

Ministério do Turismo fez levantamento sobre os atrativos turísticos da área de influência do rio 

  • Publicado: Quarta, 10 de Agosto de 2016, 10h56
  • Última atualização em Quarta, 10 de Agosto de 2016, 10h55

 

Crédito: Rodolfo Vilella
Crédito: Rodolfo Vilella

 

O Rio São Francisco pode ser considerado uma das mais importantes paisagens e um ativo de grande impacto no turismo brasileiro. Em seu percurso passa por mais de quinhentos municípios, contribuindo para movimentar o fluxo de visitantes em quatro estados da região Nordeste e em Minas Gerais.

Tema de novelas e romances e cantado em prosa e verso nos mais diferentes estilos artísticos, o Velho Chico fornece aos destinos cenários de nascentes, lagos, matas serranas, cerrados, caatinga e vista pro mar. Com 2,7 mil km de extensão nasce na Serra da Canastra, em Minas, e vai serpenteando pela Bahia, Pernambuco até chegar ao Oceano Atlântico, dividindo Alagoas e Sergipe.

O Ministério do Turismo fez recentemente um levantamento dos principais atrativos turísticos relacionados ao rio São Francisco. Concluiu que os segmentos mais explorados são os de turismo cultural, enoturismo e ecoturismo. O trabalho destacou que a região tem grande potencial e abriga destinos pouco conhecidos pelos brasileiros.

Entre os produtos comercializados, citados no levantamento preliminar do MTur, estão o Cânion do Xingó (SE), o Parque Nacional Serra da Canastra (MG), onde fica a foz do rio; roteiro de vinícolas da Bahia e Pernambuco; Rota do Cangaço (AL) e Barragem de Sobradinho (BA).

Esse cenário com relevância para o turismo brasileiro é o foco do seminário Diálogo Público: Revitalização do Rio São Francisco que o Tribunal de Contas da União promove na próxima quinta-feira, 11, em Brasília. O ministro interino do Turismo, Alberto Alves, participará da abertura do evento, coordenado pelo presidente do TCU, Augusto Nardes.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página