Casa Brasil promove música e gastronomia das festas juninas
Danças de quadrilha, shows de forró e comidas típicas à base de milho são alguns dos atrativos das festas de São João
Por Pedro Fideles
As músicas, danças e pratos típicos das festas de São João estarão em destaque na Casa Brasil, com a exposição Brasil Junino desenvolvida pelo Ministério do Turismo em parceria com o Instituto Brasileiro de Integração – Cultura, Turismo e Cidadania. A ideia é promover o São João como produto turístico, apresentando a diversidade de atrativos de uma das maiores manifestações culturais do país. A exposição ficará aberta à visitação todos os dias até 18 de setembro.
A festa popular mais celebrada pelos brasileiros depois do Carnaval, tem forte impacto nas economias locais. A exposição dá continuidade ao trabalho da pasta iniciado, em fevereiro deste ano, de transformar o calendário junino em um produto com o intuito de atrair cada vez mais brasileiros e estrangeiros. Prova disso é que festividades que receberam, em 2016, investimentos da ordem de R$ 6 milhões da pasta.
“A exposição Brasil Junino retrata todo o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Ministério do Turismo com o intuito de valorizar essa festa tão importante que é o São João como produto turísticos para os brasileiros e também estrangeiros”, afirmou o ministro interino do Turismo, Alberto Alves.
O espaço receberá este domingo (7), apresentações do grupo Balé Flor do Cerrado e da dupla Mateus e Catirina, que retrata a cultura brasileira em peças teatrais por todo o país. As quadrilhas, bandas e trios de forró apresentarão aos visitantes a riqueza cultural das festas de São João que animam os destinos brasileiros no mês de junho.
Para o casal carioca João e Isabel Paixão, a experiência valeu a pena. “É incrível como os organizadores conseguiram representar bem nesse espaço toda a diversidade da cultura brasileira. A exposição Brasil Junino ficou muito bacana por que essa é uma festa típica brasileira e ver como ela foi retratada com a beleza dos pequenos detalhes como as namoradeiras”, contou João.