Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > A Tocha Olímpica desembarca na cidade-sede da Olimpíada
Início do conteúdo da página
Olimpíada

A Tocha Olímpica desembarca na cidade-sede da Olimpíada

Após percorrer mais de 300 destinos turísticos das cinco regiões brasileiras, o revezamento da tocha chega ao final com um passeio pelos cartões postais do Rio

  • Publicado: Quinta, 04 de Agosto de 2016, 09h00
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h57

 

Por Pedro Fideles

 

Crédito: Divulgação Embratur

As praias, montanhas, museus e monumentos arquitetônicos que formam as paisagens naturais e culturais do Rio de Janeiro serão os últimos cenários do revezamento da Tocha Olímpica. Durante três meses, o símbolo olímpico que promoveu paz, a alegria e a amizade em seu percurso pelo país, também enalteceu o patrimônio histórico, a biodiversidade, a gastronomia e a riqueza cultural dos destinos turísticos brasileiros.

Um dos atrativos que se destaca nos cenários da cidade maravilhosa é a estátua do Cristo Redentor, reconhecida como uma das sete maravilhas do mundo moderno, que oferece aos visitantes uma vista panorâmica da cidade. Para os turistas que desejam conhecer a biodiversidade local, o Rio de Janeiro preserva o Jardim Botânico, criado em 1808 que tem entre seus atrativos a estufa que abriga mais de 600 espécies de planta e as palmeiras imperiais.

No Parque Nacional da Tijuca, os turistas poderão aventurar-se em atividades de montanhismo, trilhas e voo livre partindo da Pedra da Gávea. Outro atrativo da cidade destinado aos viajantes aventureiros é a Rampa da Pedra Bonita, localizada a 597 metros de altitude, que oferece atividades de voo livre.

No roteiro cultural pela capital fluminense, os visitantes poderão conhecer o Museu de Arte Moderna, que preserva em seu acervo mais de 11  mil obras com destaque para as pinturas e esculturas de artistas reconhecidos nacionalmente, como Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti, e o Museu do Amanhã, localizado na Praça Mauá, que apresenta obras de arte interativa e projeções para o futuro do planeta aos visitantes.

Para os turistas que desejam ter um contato maior com a cultura local, a cidade oferece passeios turísticos guiados na favela Santa Marta, em que os visitantes podem interagir com os moradores, degustar a culinária local e ainda apreciar a vista do Cristo Redentor, Pão de Açúcar e  Baía de Guanabara. A favela também preserva a estátua de Michael Jackson que visitou o local para a gravação do clipe They don’t care about us, em 1996.

O Rio de Janeiro também é conhecido pela beleza de seus atrativos turísticos destinados ao lazer, como a praia de Ipanema, eternizada nos versos do compositor brasileiro Tom Jobim, e a de Copacabana, que tem entre seus atrativos o calçadão e as estátuas em homenagem a Carlos Drummond de Andrade e Dorival Caymmi, que são reconhecidos como ícones culturais do país.

INVESTIMENTOS – O Ministério do Turismo já investiu R$ 26,3 milhões em obras de desenvolvimento da infraestrutura turística do Rio de Janeiro, como a implantação de sinalização turística e a revitalização do Cristo Redentor. A capital fluminense foi o destino brasileiro que mais recebeu turistas estrangeiros motivados pelo lazer em 2015, de acordo com o estudo da Demanda Turística Internacional publicado pela Pasta.

 


 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página