Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Mata Atlântica e diversidade cultural no Norte do Rio de Janeiro
Início do conteúdo da página
Olimpíada

Mata Atlântica e diversidade cultural no Norte do Rio de Janeiro

O revezamento da tocha foi marcado pela visita aos municípios fluminenses de Cordeiro, Itaocara, São Fidélis, Campos dos Goytacazes, Conceição de Macabu e Macaé

  • Publicado: Domingo, 31 de Julho de 2016, 10h23
  • Última atualização em Terça, 02 de Agosto de 2016, 14h11

 

Por Pedro Fideles

 Farol de São Thomé em Campos dos Goytacazes. Crédito: Antônio Leud

O município fluminense de Cordeiro será o ponto de partida do revezamento da Tocha Olímpica neste domingo (31). Entre os atrativos turísticos da cidade que serão enaltecidos com o evento histórico, o Parque de Exposições Raul Veiga destaca-se por preservar uma área de vegetação nativa da Mata Atlântica.

Para os viajantes que desejam conhecer a cultura local, o roteiro deve incluir uma visita à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade e às fazendas históricas que abrigam torres e casarões, como a de Santa Clara e a de Bom Sucesso. Após a passagem por Cordeiro, o fogo olímpico segue para o município de Itaocara.

Durante o percurso pelas ruas de Itaocara, a tocha passará pelos principais atrativos turísticos da cidade, como as praças da Geografia e da Matemática, o Memorial do Centenário da cidade, a Igreja de São José de Leonissa e o trevo da cidade, que abriga os monumentos em homenagem aos povos indígenas puris, botocudos, coroados e caropós que habitavam a região.

O terceiro destino do símbolo olímpico neste domingo será o município fluminense de São Fidélis, conhecido pela beleza das paisagens naturais compostas pela biodiversidade da Mata Atlântica. A cidade também oferece atrativos turísticos para os viajantes que desejam aventurar-se enquanto conhecem o destino, como o Parque Estadual do Desengano, o Pico Peito de Moça e acachoeira da Pedra Rasa.

Em Campos dos Goytacazes uma boa dica para os turistas que desejam conhecer a história local é o fato de que a cidade preserva o Solar do Barão da Lagoa Dourada e o Farol de São Thomé construídos no século XIX, e a Catedral do Santíssimo Salvador, que destaca-se na paisagem urbana por sua arquitetura neoclássica.

Já em Conceição de Macabu, um dos grandes destaques é a cena cultural. A cidade tem como principais atrativos a Casa de Seresta e a Casa de Cultura Professor Adelino de Campos Tavares, conhecidos pelas apresentações musicais de artistas locais. O município também tem entre seus principais atrativos a Cachoeira da Amorosa, com quedas d’água de 15 metros.

As  belas paisagens de Macaé. Crédito: João Barreto

O destino de pernoite da tocha neste domingo será o município de Macaé. Conhecida pela beleza de suas paisagens naturais compostas por serras cobertas pela vegetação típica da Mata Atlântica, a cidade tem entre seus principais atrativos turísticos o Pico do Peito do Pombo e os rios São Pedro e Macaé. A celebração da visita histórica do símbolo olímpico em Macaé será realizada às margens da Lagoa de Imboassica, na região Sul da cidade.

INVESTIMENTOS – O Ministério do Turismo já investiu R$ 3,6 milhões em obras de desenvolvimento da infraestrutura turística dos municípios fluminenses que receberão a tocha olímpica neste domingo (31), como a urbanização em Conceição de Macabu e a construção de dois postos de informações turísticas em Macaé.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página