Turismo em quatro roteiros fluminenses
As cidades de Rio Claro, Resende, Barra Mansa e Volta Redonda se preparam para receber o símbolo olímpico nesta quinta-feira (28)
Por Fernanda de Lima
O segundo dia de visita da Tocha Olímpica pelo Rio de Janeiro prevê quatro paradas nos municípios de Rio Claro, Resende, Barra Mansa e Volta Redonda. Faltando apenas oito dias para chegar à capital carioca, sede dos Jogos Olímpicos, o símbolo olímpico terá como primeira parada do dia, o município de Rio Claro.
A cidade de Rio Claro se destaca por diferentes pontos turísticos, como a Pedra Santa Terezinha e a Igreja de Nossa Senhora da Piedade, construída por escravos entre o final do século XVIII e início do século XIX. Os atrativos naturais também ganham espaço. A cachoeira Rio Claro oferece aos viajantes banhos nas duchas naturais.
Tido como um dos mais belos municípios turísticos da região das Agulhas Negras, Resende se encontra às margens do Rio Paraíba do Sul e exibe um cenário com natureza exuberante, rios, cachoeiras, e diversidade de fauna e flora. O Parque Nacional de Itatiaia, com seu Pico das Agulhas Negras, é a mais antiga unidade de conservação do Brasil.
Barra Mansa também oferece muitas opções de turismo rural para os visitantes com as belas e charmosas fazendas de café da região. Localizada na Região do Vale do Café, é conhecida pelos atrativos naturais e históricos. A história do Brasil Colonial está presente em locais como Parque Centenário, na antiga estação ferroviária, inaugurada em 1871, pela Princesa Isabel e pelo Conde D’Eu.
A última parada do símbolo olímpico será em Volta Redonda, cidade situada entre as serras do Mar e da Mantiqueira. Os turistas que visitam a região se deparam com atrativos que envolvem cultura, história e arte. O Memorial dos Expedicionários, por exemplo, foi inaugurado em 1991, em homenagem aos brasileiros que participaram da Segunda Guerra Mundial. Já a Praça Brasil, um dos lugares mais agradáveis da cidade, conta com um chafariz, uma fonte luminosa e abriga obras de arte do artista Leão Veloso, como uma estátua de bronze do ex-presidente Getúlio Vargas.
INVESTIMENTOS - O Ministério do Turismo já investiu cerca de R$ 7,4 milhões nas quatro cidades cariocas. O objetivo das obras é melhorar a infraestrutura dos destinos. Entre os destaques estão a revitalização na Praça Feliciano Sodré, em Rio Claro, e implantações de Sinalizações Turísticas, em Resende e Barra Mansa.