Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Turismo em quatro roteiros fluminenses
Início do conteúdo da página
Olimpíada

Turismo em quatro roteiros fluminenses

As cidades de Rio Claro, Resende, Barra Mansa e Volta Redonda se preparam para receber o símbolo olímpico nesta quinta-feira (28)

  • Publicado: Quinta, 28 de Julho de 2016, 10h12
  • Última atualização em Terça, 02 de Agosto de 2016, 14h11

Por Fernanda de Lima

Igreja de Nossa Senhora da Piedade em Rio Claro (RJ). Foto: Isabela Kassow/Diadorim Ideias/Secretaria de Estado de Cultura
Igreja de Nossa Senhora da Piedade em Rio Claro (RJ). Foto: Isabela Kassow/Diadorim Ideias/Secretaria de Estado de Cultura 


O segundo dia de visita da Tocha Olímpica pelo Rio de Janeiro prevê quatro paradas nos municípios de Rio Claro, Resende, Barra Mansa e Volta Redonda. Faltando apenas oito dias para chegar à capital carioca, sede dos Jogos Olímpicos, o símbolo olímpico terá como primeira parada do dia, o município de Rio Claro.

A cidade de Rio Claro se destaca por diferentes pontos turísticos, como a Pedra Santa Terezinha e a Igreja de Nossa Senhora da Piedade, construída por escravos entre o final do século XVIII e início do século XIX. Os atrativos naturais também ganham espaço. A cachoeira Rio Claro oferece aos viajantes banhos nas duchas naturais.

Memorial dos Expedicionários em Volta Redonda (RJ). Foto: Prefeitura Municipal de Volta Redonda
Memorial dos Expedicionários em Volta Redonda (RJ). Foto: Prefeitura Municipal de Volta Redonda


Tido como um dos mais belos municípios turísticos da região das Agulhas Negras, Resende se encontra às margens do Rio Paraíba do Sul e exibe um cenário com natureza exuberante, rios, cachoeiras, e diversidade de fauna e flora. O Parque Nacional de Itatiaia, com seu Pico das Agulhas Negras, é a mais antiga unidade de conservação do Brasil.

Barra Mansa também oferece muitas opções de turismo rural para os visitantes com as belas e charmosas fazendas de café da região. Localizada na Região do Vale do Café, é conhecida pelos atrativos naturais e históricos. A história do Brasil Colonial está presente em locais como Parque Centenário, na antiga estação ferroviária, inaugurada em 1871, pela Princesa Isabel e pelo Conde D’Eu.

Igreja de Nossa Senhora do Amparo em Barra Mansa (RJ). Foto: Isabela Kassow/Secretaria de Estado de Cultura
Igreja de Nossa Senhora do Amparo em Barra Mansa (RJ). Foto: Isabela Kassow/Secretaria de Estado de Cultura


A última parada do símbolo olímpico será em Volta Redonda, cidade situada entre as serras do Mar e da Mantiqueira. Os turistas que visitam a região se deparam com atrativos que envolvem cultura, história e arte. O Memorial dos Expedicionários, por exemplo, foi inaugurado em 1991, em homenagem aos brasileiros que participaram da Segunda Guerra Mundial. Já a Praça Brasil, um dos lugares mais agradáveis da cidade, conta com um chafariz, uma fonte luminosa e abriga obras de arte do artista Leão Veloso, como uma estátua de bronze do ex-presidente Getúlio Vargas.

INVESTIMENTOS - O Ministério do Turismo já investiu cerca de R$ 7,4 milhões nas quatro cidades cariocas. O objetivo das obras é melhorar a infraestrutura dos destinos. Entre os destaques estão a revitalização na Praça Feliciano Sodré, em Rio Claro, e implantações de Sinalizações Turísticas, em Resende e Barra Mansa.



registrado em:
Fim do conteúdo da página