Turismo estimula investimentos internacionais
Acordo com o Ministério das Relações Exteriores prevê a distribuição de 29 mil materiais informativos sobre o mercado brasileiro a empresários estrangeiros
Por Gustavo Henrique Braga
Com objetivo de atrair investimentos internacionais ao setor turístico brasileiro, o Ministério do Turismo distribuirá, ainda este ano, 29 mil peças de material informativo em inglês sobre o ambiente de negócios nacional a embaixadas de 11 países. A ação do Departamento de Ordenamento Turístico da Pasta será executada graças a uma parceria com o Ministério das Relações Exteriores.
O ministro interino do Turismo, Alberto Alves, explica que a ação tem como meta alcançar mercados considerados estratégicos pela Pasta. “A ideia é que quando um investidor procure informações sobre o Brasil, nas nossas embaixadas, ele encontre um material adequado para a linguagem dos negócios, que é bem diferente da simples promoção do destino para turistas em geral”, diz Alves.
A distribuição de materiais informativos reforça a atuação do Ministério do Turismo para estimular a captação de investimentos internacionais. Durante o primeiro semestre de 2016, representantes do MTur e empresários brasileiros participaram de quatro eventos internacionais que, somados, representam um potencial de atração de até R$ 8 bilhões em investimentos privados no setor turístico nacional ao longo dos próximos anos.
Segundo o Coordenador-Geral de Atração de Investimentos do MTur, Rodrigo Marques, a ideia é realizar de duas a três curtas publicações ao ano, apresentando informações objetivas ao investidor com dados constantemente atualizadas.
Além disso, até o fim do ano o Ministério do Turismo planeja participar de ao menos outros três outros eventos com investidores: na Casa Brasil durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Rio de Janeiro; na Festuris, em Gramado (RS); e na WTM, em Londres.
"Atrair investimentos estrangeiros para o Brasil é uma de nossas prioridades e disponibilizar informações aos investidores estrangeiros é um importante passo neste sentido", afirma do diretor do Deotur, Rogério Coser.
Confira os países onde será distribuído o material:
França
Itália
Inglaterra
China
Japão
Alemanha
Turquia
Suécia
Emirados Árabes
Rússia
Bélgica