Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > 10 pratos para saborear o Brasil
Início do conteúdo da página
Destinos

10 pratos para saborear o Brasil

Selecionamos pratos imperdíveis de Norte ao Sul do Brasil. Bom apetite!

  • Publicado: Quinta, 21 de Julho de 2016, 11h15
  • Última atualização em Sexta, 22 de Julho de 2016, 10h23

Por Juliana Boechat

Uma dose indígena e uma africana, uma pitada europeia e um punhado de latinidade misturados em um país continental como o Brasil só poderia ter um resultado: uma gastronomia variada e riquíssima em sabor. Quem não experimentou e se apaixonou pelos peixes de rio da Amazônia? Ou pelos camarões do Nordeste? Sem citar o fondue no friozinho do Sul...

Selecionamos 10 pratos que devem ser provados nas viagens pelo Brasil. Não comer significa não ter a experiência por completo!

Bom apetite!

 

Chá das 17h


Café Colonial no Tour Quatrilho a bordo da Princesinha, em Gramado, RS. Foto: Ascom/MTur

Vindo da tradição alemã, o café colonial é uma ótima opção para o café da manhã ou para o fim da tarde. É uma mistura de pães, cucas e doces. Que tal provar um bolo de erva-mate bem característico do Sul do Brasil?

Onde provar: Canela (RS)


Tá de dieta? É mentira!


Comidas típicas das festas de São João. Foto: Lulu Pinheiro


O tão esperado mês de junho traz com ele as festas juninas e muitas comidinhas gostosas. Sabia que boa parte da gastronomia do São João é feita de milho? É porque junho é o mês da colheita do grão. Haja bolo de milho, canjica, curau, pamonha e cuscuz!

Onde provar: Maior São João do Mundo, em Campina Grande, em junho.

 
É do sol!


Carne de Sol Maracaípe. Foto: Ascom/MTur

Carne de Sol é uma experiência completa! Aproveite os restaurantes mais tradicionais nordestinos para saborear a carne bem feita com um toque de manteiga de garrafa, feijão de corda e queijo qualho.

Onde provar: Paraíba.

 
Camarão nordestino


Camarão Havaiano Maracaípe. Foto: Ascom/MTur


O Nordeste é um dos locais mais propícios do Brasil para a aquicultura (criação de camarão). E, por isso, é tão fácil comer pratos de camarão saborosos e fresquinhos. Aí vai da criatividade do restaurante e do turista em pedir o prato: pode ser no abacaxi, no coco, num restaurante ou com o pé na areia da praia!

Onde provar: Porto de Galinhas (PE).

 

No friozinho, que tal um fondue?


Foto: Banco de imagens

Tempo frio dá vontade de ir para aquele lugar acolhedor, acender uma lareira, beber um vinho e aproveitar fondue! De origem suíça, o nome do prato significa a “fundição” do produto, no caso, chocolate, queijo ou o que a criatividade deixar!

Onde provar: Gramado (RS)

 

Do rio para o prato


Foto: Jade Knorre

Aproveite que está na Amazônia e prove as variadas e saborosas receitas de peixe que a região oferece. O tambaqui e o pirarucu são os mais pedidos! Os restaurantes mais tradicionais e os mais modernos oferecem a carne de várias formas. É daquele jeito: desmancham na boca!

Onde provar: Manaus (AM)

 

Um torresmim, uai!


Foto: Banco de imagens

Depois de conhecer as belíssimas igrejas históricas, passear pelas ruas de pedra e comprar um belo artesanato com a cara de Minas Gerais, prove uma comida mineira para fechar a experiência com chave de ouro.

Onde provar: Tiradentes (MG)

 

Empadão, é Goiás!

Um dos pratos mais conhecidos do Centro-Oeste brasileiro é o empadão goiano. É simples de fazer, super saboroso e pode levar pequi, lombo de porco, linguiça, queijo fresco, frango, palmito, guariroba e ovo cozido.

Onde provar: Cidade de Goiás (GO)

 

Dormência


Foto: Jade Knorre

É uma sopinha super saborosa e com um mix de sabores. Quando coloca a folha do jambu, além de deliciosa, a experiência fica divertida: deixe o líquido um pouco na boca e a língua vai ficando levemente dormente!

Onde provar: Santarém / Alter do Chão (PA)

 

O original

Foto: Jade Knorre

Você não é da região da Amazônia, mas adora açaí? Você pode nunca ter provado a versão original da comida. No Pará, você encontra o formato mais pastoso ou mais líquido. Em Santarém, as pessoas comem com flocos de tapioca e açúcar.

Onde provar: Belém (PA).

registrado em:
Fim do conteúdo da página