Principal fonte de informação de estrangeiros é a Internet
Estudo do Ministério do Turismo mostra que a rede mundial de computadores é utilizada cada vez mais pelo turista e vem crescendo nos últimos anos
Por Lívia Nascimento
Foz do Iguaçú. Foto: Banco de imagens
A Internet foi a principal fonte de consulta dos visitantes internacionais que estiveram no Brasil em 2015, sendo utilizada por 44% dos turistas. A constatação foi feita pela Demanda Turística Internacional, do Ministério do Turismo, divulgada nesta quarta-feira (20).
O estudo mostra que a cada ano, a rede mundial de computadores ganha mais importância em relação a outros meios de informação. Em 2011, ela representava 32,1% das fontes de consultas. Apesar da importância da internet, os turistas estrangeiros também recorrem a outras fontes de informação: amigos e parentes (29,5%), agência de viagens (6,1%) e guias turísticos impressos (2,9%).
“O Brasil é um destino muito desejado pelo turista, principalmente aqueles que vêm ao país a lazer, então é natural o interesse em recorrer cada vez mais à Internet em busca dos inúmeros atrativos naturais e culturais que oferecemos o ano inteiro aos mais variados perfis”, afirma o ministro interino do Turismo, Alberto Alves.
Para os viajantes estrangeiros, os principais itens consultados são: hospedagem (43,7%) – aumento de 15% em relação a 2014 -, transporte internacional (46,7%) e ‘atrativos e passeios’ (24,5%). Em 2011, os atrativos e passeios eram consultados por 16,8%. Em relação às compras efetivadas na internet, o transporte internacional aparece como principal produto (39,6%), seguido da hospedagem (20,1%).
DEMANDA INTERNACIONAL - Foram ouvidos 35.133 turistas estrangeiros em 16 aeroportos internacionais, que representam mais de 99% do fluxo internacional aéreo; e 10 fronteiras terrestres, que representam cerca de 90% do fluxo internacional terrestre.