São Francisco do Sul: história e cenários paradisíacos
Com 500 anos, a cidade catarinense encanta os visitantes com lindas praias e um tradicional casario histórico
Por Gabriella Vieira, enviada especial
A beleza de São Francisco do Sul. Crédito: Prefeitura municipal
São Francisco do Sul, carinhosamente apelidada de São Chico, é uma cidade portuária e uma das vilas mais antigas do país. O município catarinense foi descoberto em 1504 e encanta os turistas com seus belos casarões do período colonial português, além de suas praias.
A Agência de Notícias do Turismo está em São Francisco do Sul (SC) para acompanhar o revezamento da Tocha Olímpica e preparou um roteiro especial para os viajantes interessados em desbravar os belos cenários naturais e a rica cultura que a cidade oferece.
O Centro Histórico, tombado pelo Iphan, preserva as cores de um rico patrimônio arquitetônico da cultura açoriana. Entre as principais construções, destaque para a Igreja Nossa Senhora da Graça, construída em 1699 e um dos cartões postais da cidade. O local abriga também o Museu Nacional do Mar, onde estão expostas embarcações que representam a história da navegação e a relação do homem com o mar.
Os belos casarios históricos. Crédito: Prefeitura municipal
Entre os outros atrativos turísticos estão o Forte Marechal Luz, construído em 1909 para proteger a Baía de Babitonga, e o Museu Histórico, que preserva a história da cidade. A ilha de São Francisco do Sul, com a Baía de Babitonga também oferece belas praias.
A Praia Grande é a maior da cidade, com 25 quilômetros de orla. As praias mais agitadas são as da Enseada e de Ubatuba. Para o surf, as praias da Saudade e de Itaguaçu garantem boas ondas. Mas os turistas também podem conhecer a Praia do Mole, Praia do Itaguaçu, entre outras. Com mais de 500 anos de história, São Chico é definitivamente um lugar que vale a pena conhecer.