Boa Vista comemora 126 anos
Além da gastronomia tradicional da região Norte, a Cidade Verde oferece ao viajante atrações históricas, religiosas e de ecoturismo
Fernanda de Lima
A capital de Roraima, Boa Vista, completa 126 anos neste sábado (9), e para comemorar a data, a prefeitura realiza a 16º edição da Corrida Internacional 9 de Julho, evento que envolve toda a comunidade. Conhecida como cidade verde por contar com árvores típicas da Amazônia, o município ganha destaque por ser a única capital brasileira situada totalmente no hemisfério Norte.
Orla Taumanan. Foto: banco de imagens
Banhada pelo Rio Branco, Boa Vista permite a prática de esportes como natação e kitesurf. A Orla Taumanan, um dos principais pontos turísticos da cidade, conta com lanchonetes, restaurantes com música ao vivo e espaço especial para caminhada.
Boa Vista também tem atrativos históricos. O Monumento aos Pioneiros, localizado na Praça Barreto Leite, retrata a chegada das primeiras famílias ao estado. Além disso, a obra conta com uma construção rica em elementos étnicos que representam a cultura do povo roraimense com suas tradições e costumes.
Igreja Nossa Senhora do Carmo. Foto: banco de imagens
A Igreja Nossa Senhora do Carmo, localizada no Centro Histórico, é atrativo relevante por ter sido a primeira igreja construída na Bacia do Rio Branco. Entre 2005 e 2007, a construção passou por restauração, porém o trabalho preservou as pinturas originais das paredes e a arquitetura barroca.
Além dos pontos turísticos, a cidade também tem outro atrativo que agrada os viajantes: a gastronomia. Herança da cultura indígena, a culinária da cidade tem alimentos à base de mandioca, como bolos, beiju e tacacá. Assim como os demais estados da região Norte, o açaí e o peixe tambaqui também povoam as mesas de Boa Vista.
Desde 2003, o Ministério do Turismo investiu mais de R$ 102 milhões para melhorias na infraestrutura turística local. Entre as obras realizadas destacam-se a implantação de Centro de Informações Turísticas; a construção de praça no Bairro São Bento; a pavimentação, drenagem e urbanização de vias no Bairro Centenário, além da revitalização da Orla Taumanan.