Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Tradição e riqueza cultural às margens do rio Guaíba
Início do conteúdo da página
Olimpíada

Tradição e riqueza cultural às margens do rio Guaíba

Camaquã, São Loureço do Sul, Guaíba e Porto Alegre se preparam para receber o revezamento da Tocha Olímpica nesta quinta-feira (7)

  • Publicado: Quinta, 07 de Julho de 2016, 09h32
  • Última atualização em Quinta, 07 de Julho de 2016, 09h31

Por Fernanda de Lima
 

Pier. Guaíba. Foto: Valmir Michelon
Pier. Guaíba. Foto: Valmir Michelon

 

No quinto dia de revezamento da Tocha Olímpica pelo Rio Grande do Sul, o símbolo da maior competição esportiva do mundo passará por atrações que vão desde praias de água doce até atrações culturais e históricas. O dia começará em São Lourenço do Sul, mas a ilustre visitante passará ainda por Camaquã e Guaíba até chegar à capital do estado, Porto Alegre, onde passará a noite antes de seguir viagem.

Museu em Lourenço. Foto: Prefeitura de Lourenço
Museu em São Lourenço do Sul. Foto: Prefeitura


Em São Lourenço do Sul, as praias de água doce estão entre os principais atrativos da região. Os viajantes podem aproveitar e visitar a maior praia da região, Barrerinhas, muito movimentada durante os fins de semana. Outra opção é Ondinas, que permite a prática de esportes aquáticos como windsurfe.

Em Camaquã, o roteiro turístico inclui visitas a Barragem do Arrio Duro – com churrasqueiras e pracinha de brinquedos -, a Casa do Artesão, a Casa do Poeta Camaquense e o Cine Teatro Coliseu, fundado em 1914, e que chama a atenção pela sua arquitetura em estilo gótico barroco, característico da metade do século XIX. 

Forte Zeca Netto. Foto: Prefeitura de Camaquã
Forte. Foto: Prefeitura de Camaquã


Considerada “berço da revolução farroupilha”, Guaíba tem uma beleza natural ímpar com direito a um trecho de Mata Atlântica em pleno centro da cidade. No local ainda é possível encontrar sítios arqueológicos representativos da cultura guarani. Quem visita a região pode aproveitar também para conhecer a Vitrine Cultural, um espaço desenvolvido com o objetivo de promover os atrativos culturais e históricos da região, com painéis do início da revolução Farroupilha e Memorial Chama Crioula do Milênio.

Porto Alegre. Foto: Prefeitura de Porto Alegre
Porto Alegre. Foto: Prefeitura de Porto Alegre

Porto Alegre, cidade que finaliza o roteiro da tocha nesta quinta-feira (7), atrai viajantes durante todo o ano. Para impulsionar o setor turístico, a capital gaúcha conta com a Linha Turismo, que oferece uma maneira especial de conhecer a cidade através de um passeio em um ônibus de quatro metros de altura.  Com quase 1,5 milhão de habitantes, a capital gaúcha tem entre as suas atrações turísticas, as margens do Rio Guaíba, o parque Farroupilha, o Mercado Público, a Usina do Gasômetro e a Casa de Cultura Mário Quintana, onde morou o poeta.

INVESTIMENTOS – O Ministério do Turismo está trabalhando para impulsionar o setor nas cidades gaúchas. Desde sua criação, a Pasta investiu R$ 581 milhões no Rio Grande do Sul, para auxiliar e estimular o fluxo de viajantes na região. Já nas cidades que vão receber a Tocha nesta quinta-feira, o órgão disponibilizou um investimento aproximado de R$ 101 milhões repassados desde 2007. Entre os destaques das obras realizadas está a revitalização da Orla do Rio Guaíba em 2008.


       

registrado em:
Fim do conteúdo da página