Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Senado aprova redução de Imposto de Renda para pagamentos do turismo no exterior
Início do conteúdo da página
Institucional

Senado aprova redução de Imposto de Renda para pagamentos do turismo no exterior

Texto segue para a sanção presidencial. De acordo com estudo feito pelo mercado, a medida preserva 185 mil empregos

  • Publicado: Terça, 28 de Junho de 2016, 20h09
  • Última atualização em Segunda, 04 de Julho de 2016, 17h18

 


Crédito: Waldemir Barreto, Agência Senado

 

Por Darse Junior

 

O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (28) a Medida Provisória 713/16, que reduz de 25% para 6% o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) sobre pagamentos ao exterior. O texto que trata do imposto sobre remessas para pagamento de gastos pessoais em viagens internacionais até o limite de R$ 20 mil ao mês segue para a sanção presidencial.

“Trabalhamos duro com o apoio do Ministério do Turismo para garantir a redução desse imposto. O momento é de agradecer o empenho de todos, do ex-ministro Henrique Eduardo Alves, do ministro interino Alberto Alves.  Agora é esperar a sanção”, comentou o presidente da Clia-Abremar, Marco Ferraz. Pelo texto aprovado, a alíquota reduzida vale até o fim de 2019. A MP garante ainda a isenção do imposto para as remessas ao exterior destinadas ao pagamento de gastos com tratamento de saúde e educação.

“A redução do IR garante a manutenção de milhares de postos de trabalhos e o funcionamento de empresas que geram divisas no Brasil”, comentou o ministro interino do Turismo, Alberto Alves. Estudo encomendado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) e Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) previa a eliminação de 185 mil postos de trabalhos diretos e outros 430 mil indiretos, num volume de perda salarial para a economia brasileira estimada em R$ 4,1 bilhões com o fim da isenção do IRRF sobre a remessa de recursos ao exterior.

registrado em:
Fim do conteúdo da página