Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Turismo rural, pesca e eventos no caminho do Pontal do Paranapanema
Início do conteúdo da página
Olimpíada

Turismo rural, pesca e eventos no caminho do Pontal do Paranapanema

Nesta segunda-feira, a tocha olímpica deixa o Mato Grosso do Sul e pernoita em Presidente Prudente, no Oeste paulista, antes de entrar no Sul do Brasil

  • Publicado: Segunda, 27 de Junho de 2016, 09h43
  • Última atualização em Segunda, 04 de Julho de 2016, 17h18

Por Geraldo Gurgel

 
Presidente Prudente. Foto: Prefeitura de Presidente Prudente

A primeira pausa da tocha olímpica nesta segunda-feira (27) será em Nova Andradina. A cidade do Mato Grosso do Sul, também é conhecida como a “Capital do Boi”, por seu imponente polo pecuário, um dos maiores do Brasil. Eventos como a Exposição Agropecuária, Industrial e Empresarial atraem milhares de pessoas em busca de lazer e negócios. Entre os principais atrativos estão a Praça Teutly Soares Leitão e o Museu Municipal Antônio Joaquim de Moura Andrade, que preserva a memória de Nova Andradina.

O símbolo dos Jogos Rio 2016 se despede do Centro-Oeste em Bataguassu. A cidade é conhecida como o Portal do Mato Grosso do Sul. A pesca esportiva atrai turistas para a região, também conhecida como o reduto do Tucunaré, peixe encontrado no rio Pardo. Eventos culturais animam a cidade o ano inteiro, entre eles, o Batafolia, tradicional carnaval de rua; as festas Juninas; e a Expobata, exposição agropecuária realizada em agosto.

A chama da Olimpíada entra no Oeste paulista para a celebração de pernoite desta segunda-feira na principal cidade da região do Pontal do Paranapanema, Presidente Prudente, a 558 km da capital. O Museu e Arquivo Histórico destacam-se entre os atrativos turísticos onde os visitantes podem conhecer a história e a cultura do município de 218 mil habitantes. 

Presidente Prudente, a "Capital do Oeste Paulista", é um polo industrial, cultural, universitário e de serviços da região formada por 54 municípios e 850 mil habitantes. A cidade tem forte tradição cultural, que vai do artesanato ao teatro, música e esporte. O Estádio Municipal com 65 mil lugares, a Arena Coberta do Rancho Quarto de Milha, e o Teatro Procópio Ferreira, estão entre os atrativos locais, além da Praça Nove de Julho, a Catedral de São Sebastião, a antiga estação da Estrada de Ferro Sorocabana e o Centro Cultural Matarazzo, que já foi armazém de café e processador de algodão e cereais. Já o Instituto Brasileiro do Café (IBC) virou o Centro de Eventos de Presidente Prudente.


Centro Cultural Matarazzo. Foto: Prefeitura de Presidente Prudente

A cidade conta com grandes áreas verdes, entre elas, o Parque do Povo, onde haverá a celebração de pernoite da tocha olímpica e palco dos grandes eventos da cidade como a Virada Cultural Paulista e o Natal Iluminado. Já o Parque Ecológico Cidade da Criança é o atrativo turístico mais visitado e conta com Teleférico, Trilha Ecológica, Zoológico, atrações infantis, Planetário e Observatório Astronômico, Parque Aquático e lagos, chegando a receber 3.000 mil visitantes por dia. Eventos culturais, gastronômicos, de negócio e country movimentam o turismo local como o Festival Nacional de Teatro, o Festival Comida de Boteco, o Salão do Livro, a Festa das Nações, a Expo-Prudente e o Torneio dos Campeões.


Parque do Povo. Foto: Prefeitura de Presidente Prudente

Como chegar - Além do Aeroporto Adhemar de Barros, chega-se em Presidente Prudente, entre outras opções, pela Rodovia Raposo Tavares (SP-270), que liga o município à capital paulista. A hidrovia Tietê-Paraná, facilita o escoamento dos produtos para os países do Mercosul. A cidade também é servida pela Ferrovia Bandeirantes, em um antigo trecho da Estrada de Ferro Sorocabana.

O tour da tocha na terra do café e da garoa segue amanhã para Paraguaçu Paulista, Marília e Assis com pernoite em Londrina (PR). Depois de passar pelos três estados do Sul, a chama da Olimpíada retornará para São Paulo, de 16 a 27 de julho, quando percorrerá 43 cidades paulistas, antes de partir para o destino final, o Rio de Janeiro.

INVESTIMENTOS - O Ministério do Turismo já investiu R$ 1,1 bilhão em mais de 2.600 obras de infraestrutura turística no estado de São Paulo. Entre as obras estão melhorias no complexo do Anhembi e do Autódromo de Interlagos, além da sinalização turística da capital.

REVEZAMENTO DA TOCHA - O MTur produziu um mapa interativo, com roteiros e imagens dos destinos. Diariamente, a Agência de Notícias do Turismo produz matérias a respeito do revezamento e de dicas dos destinos da tocha. No Twitter (@mturismo), o internauta pode acompanhar diariamente a cobertura do revezamento em tempo real.

 



 

   

Ouça áudio / download (mp3) em que o diretor de Planejamento e Gestão Estratégica do Ministério do Turismo, Jun Yamamoto, frisa a importância do revezamento da tocha para a divulgação de destinos.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página