Blumenau ganha novas placas de sinalização turística
Investimento conta com recursos do Ministério do Turismo e visa aprimorar a infraestrutura turística da cidade
Deborah Domenici
Sinalização turística em Blumenau. Créditos: Michele Lamim/SECOM Prefeitura
Blumenau, a cidade mais alemã do Brasil, está de cara nova. Para melhorar o atendimento prestado ao turista, 61 novas placas foram instaladas para complementar a sinalização turística do município. A iniciativa contou com o apoio do Ministério do Turismo, responsável pelo repasse de R$ 308 mil para execução do projeto. A contrapartida da prefeitura foi de R$ 27 mil.
Para o ministro interino do Turismo, Alberto Alves, o sistema de sinalização facilita o deslocamento aos principais atrativos da região, além de informar os serviços públicos, o acesso aos bairros e as principais saídas para os municípios vizinhos. “Ganham o município - com as melhorias na infraestrutura turística - e os visitantes, que passam a ter mais informações para se locomover pela cidade”, afirma.
É a segunda vez que Blumenau recebe recursos da pasta voltados à sinalização. Em 2010, por meio do Programa Turismo Brasil, foram repassados R$ 468 mil. Desde então, mais de 20 pontos foram beneficiados com o aumento no fluxo de visitantes, como o Centro histórico, a Vila Germânica, o Teatro Carlos Gomes, entre outros. Quem opta por fazer passeios de ônibus, os totens localizados nas paradas com a ilustração do mapa turístico auxiliam o viajante.
Blumenau - Localizada a 135km de Florianópolis, Blumenau é um destino conhecido por sediar a maior celebração de cerveja da América do Sul, a Oktoberfest. O evento, que tem duas semanas de comemoração, atrai em média 500 mil pessoas. O Festival Brasileiro da Cerveja, a Magia de Natal, a Weihnachtsdorf (Vila de Natal) e Osterdorf (Vila de Páscoa) também contribuem para movimentar o turismo na região.