A Bahia se encontra no São João de Amargosa
A "Cidade Jardim", Amargosa, está para o São João da Bahia assim como o carnaval de Salvador está para o Brasil. Festejos contam com apoio do MTur
Por Geraldo Gurgel
São João de Amargosa. Foto: Prefeitura de Amargosa
O carnaval nem havia terminado e o tradicional São João de Amargosa já era anunciado, nas ruas de Salvador. A festa é uma das muitas apoiadas pelo Ministério do Turismo para incentivar a movimentação turística e incrementar a economia em eventos sazonais. E, em Amargosa, os números do Terminal Rodoviário de Salvador comprovam a importância dos festejos juninos para o turismo regional.
Segundo a agência que regulamenta os serviços públicos na Bahia (AGERBA), durante o período do São João, serão disponibilizados além dos 540 horários regulares, mais 1.800 horários extras, com expectativa de 200 mil pessoas saindo da capital rumo ao interior. Amargosa continua sendo o destino mais procurado. Os festejos vão de quinta-feira (23) a domingo (26) e reúnem grandes nomes da música regional e nacional encontros e reencontros típicos do São João.
Este ano, são esperados R$ 15 milhões na economia local deixados pelos milhares de visitantes que se acotovelam todas as noites na Praça do Bosque onde se concentram os shows de músicos regionais e atrações nacionais. O retorno financeiro incrementa a renda com o aluguel de casas, comércio em geral e demais serviços. A localização privilegiada, a 235 km de Salvador, facilita o fluxo de turistas quando a população local, de 38 mil habitantes, chega a dobrar dependendo das atrações da noite.
A festa de São João consolida a cidade como o principal destino junino da Bahia e um dos maiores do Brasil. A proposta é o resgate da tradição entre a cidade e o campo. A Vila Junina no centro de Amargosa tem sanfoneiros no coreto e atrações culturais. A cidade reúne opções de diversão e lazer, que atraem público de várias idades e cidades em busca do calor da fogueira, acompanhados do milho assado e do tradicional licor de jenipapo.
Sobre a cidade - O nome de Amargosa vem da caça de pombas de carne amarga que faziam parte da fauna local e atraíam caçadores da região. Situada no Vale do Jiquiriçá, tem uma das mais belas paisagens do interior da Bahia com exploração turística dos rios, cachoeiras, matas e trilhas. Na zona urbana, a cidade destaca-se pela beleza de suas inúmeras praças e jardins. Não deixe de conhecer a Cachoeira da Pancada; a Serra Azul; a Mata Atlântica do Timbó, o Rio Jiquiriçá; o Cristo da Praça Tiradentes; e a Catedral de N. Sr.ª do Bom Conselho.
Como chegar - Saindo de Salvador, pela BR-324, o motorista deve seguir até a BR-101 que liga a Bahia ao Rio de Janeiro. Na BR-101, prossiga até o município de Santo Antônio de Jesus. Logo após siga pela rodovia estadual até Amargosa.
SÃO JOÃO DO BRASIL - O Ministério do Turismo anunciou apoio de R$ 6,2 milhões para apoiar a realização de festejos juninos em todo o país. A ideia é transformar o São João em um produto turístico capaz de gerar fluxo de visitantes nacionais e estrangeiros nos destinos nacionais que investem nestes eventos.
Acompanhe a série 'São João do Brasil':
Ouça áudio / download (mp3) em que o coordenador-geral de Produtos Turísticos do MTur, Cristiano Borges, frisa a importância das festas para a atração de visitantes e o incremento de economias regionais.