Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Cuiabá: o portão de entrada do Pantanal
Início do conteúdo da página
Olimpíada

Cuiabá: o portão de entrada do Pantanal

A biodiversidade e a cultura da capital mato-grossense serão promovidas com a visita da tocha olímpica nesta quinta-feira

  • Publicado: Quinta, 23 de Junho de 2016, 09h28
  • Última atualização em Quinta, 23 de Junho de 2016, 14h48

Por Pedro Fideles


Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Foto: Beto Garavello/LUME

Localizado na região Sul do estado do Mato Grosso, o município de Cuiabá - conhecido como o portão de entrada do bioma Pantanal – irá receber a tocha olímpica nesta quinta-feira (23). A paisagem será inesquecível, repleta de planícies alagadas e de uma grande diversidade de espécies de animais e vegetais típicos da região.

O revezamento da tocha terá início no município mato-grossense de Várzea Grande, localizado na margem oposta do Rio Cuiabá, onde visitará a Praça Aquidaban e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, antes de chegar em Cuiabá. Após a passagem pelos atrativos turísticos da capital, como a Praça das Bandeiras e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, o símbolo olímpico encerrará a vista histórica com a celebração na Arena Pantanal.

Para marcar a passagem do símbolo dos Jogos, a Agência de Notícias do Turismo selecionou algumas dicas para os viajantes que querem entrar em contato com a natureza, rezar e apreciar a bela gastronomia da cidade.


Como chegar ao Pantanal

Partindo da rodoviária da capital mato-grossense, o acesso à Estrada Transpantaneira pode ser feito pelas rodovias BR-070 e MT-060.

O que fazer

Turismo cultural e gastronômico - No âmbito cultural, Cuiabá é marcado pelas influências indígenas, quilombolas, europeias e da população ribeirinha. A herança indígena é preservada no Museu Rondon, e manifestada na gastronomia da capital, que é baseada nos peixes típicos do Rio Cuiabá, como o dourado. As danças típicas, como o siriri e o cururu, e o artesanato tiveram seu desenvolvimento influenciado pelas tradições quilombolas e ribeirinhas, respectivamente.

 
Museu Rondon. Foto: divulgação/Embratur

Turismo religioso - A religiosidade e o Centro Histórico de Cuiabá, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, preservam o legado cultural dos europeus na capital mato-grossense. A Festa de São Benedito é uma das principais manifestações religiosas da cidade, marcada pelas bandeiras em homenagem ao santo, pelas comidas típicas e pela procissão que tem como destino a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, localizada no Centro Histórico.

Contato com a natureza - O contato com a natureza e com a cultura local encantaram o turismólogo mato-grossense Leandro Carvalho Lima em seus passeios pala capital. “Além das paisagens naturais deslumbrantes às margens do Rio Cuiabá, a capital tem um clima receptivo de cidade pequena, em que podemos ter um contato mais próximo com as pessoas e conhecer sua riqueza cultural durante a visita”, conta.

Investimentos – Desde sua criação em 2003, o Ministério do Turismo já investiu R$ 20,8 milhões no desenvolvimento da infraestrutura turística de Cuiabá para obras de urbanização, revitalização dos atrativos e implantação de sinalização turística.

REVEZAMENTO DA TOCHA - O MTur produziu um mapa interativo, com roteiros e imagens dos destinos. Diariamente, a Agência de Notícias do Turismo produz matérias a respeito do revezamento e de dicas dos destinos da tocha. No Twitter (@mturismo), o internauta pode acompanhar diariamente a cobertura do revezamento em tempo real. Acesse nossos conteúdos clicando nos banners abaixo:

 



 

   

Ouça áudio / download (mp3) em que o diretor de Planejamento e Gestão Estratégica do Ministério do Turismo, Jun Yamamoto, frisa a importância do revezamento da tocha para a divulgação de destinos.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página