Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Belém: do círio, cheiros e sabores
Início do conteúdo da página
Olimpíada

Belém: do círio, cheiros e sabores

A capital paraense, um dos destinos do revezamento, recebe a tocha olímpica nesta quarta-feira (15)

  • Publicado: Quarta, 15 de Junho de 2016, 08h36
  • Última atualização em Quarta, 15 de Junho de 2016, 17h25

Por Gustavo Messina



Açaí. Belém/PA. Foto: Embratur

Belém, a capital do Pará, é cheia de atrativos turísticos. O Mercado Ver-o-Peso, a Estação das Docas, o Museu Emílio Goeldi, o Theatro da Paz e a Basílica de Nazaré estão entre os mais conhecidos.

Com aproximadamente 1,5 milhões de habitantes, a capital paraense é uma das maiores cidades da região Norte. Fundada em 1616, teve um dos seus períodos mais gloriosos durante o ciclo da borracha no século XX e foi considerada uma das mais importantes cidades do país. Nessa época foi construído o Theatro da Paz, localizado na Praça da República, um dos pontos mais charmosos da cidade com suas belas mangueiras. Aliás, a cidade é conhecida por abrigar muitas dessas frondosas árvores.


Theatro da Paz. Foto: Embratur

Um dos principais atrativos turísticos e gastronômicos da capital é o Mercado Ver-o-Peso. Com 389 anos, é considerado a maior feira livre da América Latina. O movimento começa de madrugada com a chegada dos barcos trazendo peixes e o mais famoso produto da região, o açaí. O emblemático fruto chega em grandes baldes de palha e logo são vendidos, antes mesmo do dia amanhecer. Sem esquecer que ali é possível se perder com a diversidade de frutas típicas da região, como o bacuri e o cupuaçu. O mercado é um ótimo lugar para o turista apreciar os exóticos sabores e aromas da região.


Estação das Docas. Foto: Embratur


A Estação das Docas, onde ficava o antigo porto de Belém, foi inaugurada em 2000 e manteve sua aparência rústica. Ali, bares e restaurantes oferecem pratos típicos da região como o tacacá, a maniçoba e o tradicional açaí servido com peixe, camarão ou carne seca.  Vele também experimentar a famosa cachaça de jambu, erva típica do estado, que adormece os lábios e a língua.


Museu Emílio Goeldi. Foto: Embratur

O Museu Paraense Emílio Goeldi - Parque Zoobotânico, importante patrimônio histórico e científico, localizado no centro da cidade, é uma atração para toda a família. Com 140 anos, é um dos mais antigos do Brasil e um dos principais polos de estudo dos sistemas naturais e socioculturais da Amazônia. O Parque Zoobotânico abriga uma grande variedade da flora e fauna amazônicas, algumas ameaçadas de extinção como a arara-azul.

Não dá para falar em Belém sem lembrar da procissão do Círio de Nazaré, um dos maiores festejos religiosos do mundo que acontece há mais de duzentos anos e reúne cerca de dois milhões de romeiros. O percurso é de 3,6 quilômetros saindo da Catedral de Belém até a Praça Santuário de Nazaré. Em 2004, o Círio foi registrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como patrimônio cultural de natureza imaterial do país.


INFRAESTRUTURA - O Ministério do Turismo investiu mais de R$ 121 milhões no turismo do Pará, sendo mais de R$ 26 milhões em obras de infraestrutura turística da capital Belém. Sinalização turística, revitalização de avenidas, urbanização de orla estão entre os principais investimentos realizados.

REVEZAMENTO DA TOCHA – Nesta quarta-feira (15), Belém recebe a tocha olímpica que, ao final do revezamento, terá visitado mais de 300 municípios brasileiros. O MTur produziu um mapa interativo, com roteiros e imagens dos destinos. Diariamente, a Agência de Notícias do Turismo produz matérias a respeito do revezamento e de dicas dos destinos da tocha. No Twitter (@mturismo), o internauta pode acompanhar diariamente a cobertura do revezamento em tempo real. Conheça o Mapa do Tour da Tocha. Acesse nossos conteúdos clicando nos banners abaixo.



 

   

Ouça áudio / download (mp3) em que o diretor de Planejamento e Gestão Estratégica do Ministério do Turismo, Jun Yamamoto, frisa a importância do revezamento da tocha para a divulgação de destinos. 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página