Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Os encantos de Palmas, a jovem capital do Tocantins
Início do conteúdo da página
Olimpíada

Os encantos de Palmas, a jovem capital do Tocantins

A capital tocantinense é o primeiro destino do Norte do Brasil a receber a chama olímpica, que inicia hoje um tour aéreo pelos seis estados da região

  • Publicado: Sábado, 11 de Junho de 2016, 08h00
  • Última atualização em Segunda, 13 de Junho de 2016, 18h15

Por Geraldo Gurgel


Ponte sobre o rio Tocantins. Foto: Diego Campos


Neste sábado (11), três semanas após ter comemorado seus 27 anos, Palmas será o ponto de partida do roteiro aéreo da tocha olímpica, que passará por todas as capitais da região Norte, além de Santarém (PA), Imperatiz, Barreirinhas e São Luis, no Maranhão, até o dia 22 de junho. A capital tocantinense, no coração do Cerrado, é um dos destinos mais competitivos em aspectos ambientais com seus parques urbanos. A cidade também é ponto de partida para o deserto do Jalapão, região pouco habitada e com vegetação semelhante às savanas da África.



Praia da Graciosa. Foto: Diego Campos

Palmas será a cidade de pernoite da tocha olímpica no Tocantins com celebração na praia da Graciosa. A beleza das paisagens e a prática de esportes que incentivam o contato com a natureza encantam os visitantes de um dos principais cartões postais locais, o Lago da Usina do Lajeado (Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães), no rio Tocantins. O lugar é ideal para praticar natação, canoagem, pesca esportiva, passeios de barco e também para um banho nas praias de água doce. A Graciosa possui uma orla de quinhentos metros e atrai os visitantes que desejam ver o pôr do sol no lago de Palmas.



Mirante da Serra do lajeado. Foto: Thiago Sá


Outro atrativo que permite admirar a biodiversidade do Cerrado é a Serra do Lajeado, ao norte de Palmas. O local oferece uma experiência de contato com a natureza em atividades de aventura, como trilhas, tirolesa e voo livre. Já para conhecer a história e a cultura da capital tocantinense, a Praça dos Girassóis apresenta monumentos como o da Súplica dos Pioneiros, o Cruzeiro, o monumento aos Dezoito do Forte de Copacabana e o Memorial Coluna Prestes, além de uma fonte luminosa. Destaque para o Palácio Araguaia, no centro da praça, sede do Executivo.



Monumento aos Dezoito do Forte de Copacabana. Foto: Diego Campos


A capital do Tocantins também é propícia para o desenvolvimento do turismo de negócio. A cidade tem sediado grandes eventos como os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, em 2015.  O Arraiá da Capital, o Natal dos Sonhos e o Carnaval da Paz também estão entre os eventos mais prestigiados pelos palmenses e turistas.


Memorial Carlos Prestes. Foto: Diego Campos


Taquaruçu

Localizado a apenas 30 Km do centro de Palmas, o distrito de Taquaruçu é um refúgio de clima serrano. São mais de 80 cachoeiras e estrutura para receber os visitantes. O destino é bastante procurado pelos amantes de esportes radicais. Os praticantes de rapel se aventuram nas cachoeiras como a do Roncador, com 70 metros, ideais para a prática da atividade.

Um dos principais eventos gastronômicos da região se alia ao clima ameno, em Taquaruçu, valorizando os ingredientes da culinária local e a criatividade na elaboração dos pratos. O evento ainda fortalece o turismo regional pela identidade gastronômica, além de prestigiar a música e o artesanato durante os cinco dias de programação.

Investimentos MTur - Desde sua criação em 2003, o Ministério do Turismo já investiu R$ 137,8 milhões em obras de desenvolvimento da infraestrutura turística em Tocantins, como a implantação da sinalização turística, a revitalização da Praça dos Girassóis e o Centro de Convenções Parque do Povo, em Palmas.

 



 

  

Ouça áudio / download (mp3) em que o diretor de Planejamento e Gestão Estratégica do Ministério do Turismo, Jun Yamamoto, frisa a importância do revezamento da tocha para a divulgação de destinos.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página