Do interior à capital do Piauí
Símbolo olímpico passará hoje por cinco cidades piauienses, que prometem fazer uma festa à altura desse megaevento
Por Priscilla Araujo
Pedra da Tartaruga. Piracuruca (PI). Foto: banco de imagens/Embratur
Depois de pernoitar envolto pelas belezas naturais de Parnaíba (PI), a tocha olímpica retoma hoje (10) suas atividades com agenda cheia, que inclui visitas por mais cinco cidades piauienses: Piracuruca, Piripiri, Campo Maior, Altos e a capital Teresina.
Em Piracuruca, conhecida pelas festas da padroeira Nossa Senhora do Carmo, que atrai cada vez mais o turismo religioso, a tocha percorrerá um trecho de 2,5 km. Passará pela igreja matriz, templo barroco com mais de 300 anos, e também por alguns pontos do Parque Nacional de Sete Cidades, como o arco do triunfo, a pedra da tartaruga e o mirante.
O primeiro condutor em Piracuruca será Fábio Pessoa Gomes. Nascido de família humilde, esse piracuruquense de 32 anos é só alegria desde que soube que carregaria o símbolo olímpico. Ele afirma que o uso da prótese na perna direita não será impeditivo para a conduzir a tocha. “A deficiência nunca me atrapalhou a fazer nada. Sempre trabalhei e estudei desde cedo. Já passei em três concursos e tudo isso graças ao apoio da minha família”, conta emocionado o funcionário dos Correios que contará com a torcida dos amigos e familiares na hora do evento.
No total, a tocha passará pelas mãos de 13 condutores, e a cada revezamento serão realizadas apresentações culturais. A festa de encerramento acontecerá na Prainha. “A cidade toda está envolvida. Faremos uma linda celebração à altura desse grande evento que é a Olimpíada”, afirmou o secretário de Esporte de Piracuruca, Luciano Sousa.
Parque Lagoas do Norte. Teresina/PI. Foto: banco de imagens/Embratur
Depois de Piracuruca, a tocha percorrerá mais 40 km até chegar a Piripiri, no norte do Piauí. Uma das principais atrações turísticas do município é o Açude Caldeirão, um reservatório de água que ocupa uma área de 1.200 hectares e abastece toda a cidade. Polo de lazer e entretenimento, o local atrai cada vez mais moradores e visitantes em busca de descanso e de um banho agradável, principalmente na época do chamado “sangramento”, que é quando o nível da lâmina d’água extrapola a sua capacidade máxima. No local os turistas encontram ainda às margens do lago bares e restaurantes rústicos, que servem a culinária típica da região, como galinha caipira e principalmente tilápia, frita ou cozida.
De Piripiri, o símbolo olímpico seguirá em direção ao município de Campo Maior, onde será recebido por vaqueiros. Depois, fará uma rápida parada no Monumento Heróis do Jenipapo, berço da maior luta travada no Piauí pela independência do Brasil e um dos principais pontos turísticos da cidade.
O Açude Grande de Campo Maior, que possuiu uma das mais belas paisagens do Piauí, encanta os turistas pelo seu pôr-do-sol, e oferece oportunidade de passeios de jet-ski, lanchas e canoas. A Barragem dos Corredores, a Catedral de Santo Antônio e a "Serra" de Santo Antônio, com suas cachoeiras, piscinas naturais, riacho entre morros e cavernas, também merecem destaque pela beleza, histórico e recanto de lazer. Na culinária, quem comanda é a famosa carne de sol, prato obrigatório e marca registrada do município.
A 41 km adiante, a tocha alcança o município de Altos, que conta com serras, rios perenes, cachoeiras, olhos d’água e riachos com piscinas naturais, estrutura perfeita ao ecoturismo e à prática de esportes radicais. A cidade possui ainda a Floresta Nacional dos Palmares, unidade de conservação ambiental federal administrada pelo Instituto Chico Mendes, e mantém viva uma forte tradição religiosa e popular manifesta em festividades juninas e do bumba-meu-boi. Dali a tocha segue para Teresina.
Em Teresina, o trajeto será de 17km, passando por diversos pontos turísticos, como Parque da Cidadania, Palácio da Cidade, Parque Lagoas do Norte, Teatro do Boi, Praça da Igreja da Vila Operária e encerra no estacionamento da Ponte Estaiada. Ao todo, 45 pessoas conduzirão a tocha na capital, embaladas por mais de 50 grupos culturais escolhidos para animar o evento esportivo mais importante do mundo. Do Piauí a tocha segue para Palmas.
INVESTIMENTOS – O Ministério do Turismo (MTur) investiu nas cidades do Piauí, desde 2003, quando foi criado, cerca de R$ 262,5 milhões em pavimentação de vias públicas da cidade, apoio a projetos de infraestrutura turística, construção e reforma de praças, urbanização, saneamento e sinalização turística, entre outros projetos. O Parque da Cidadania e a Ponte Estaiada, pontos turísticos que receberão a visita da tocha, foram beneficiados, juntos, com mais de R$ 34 milhões.
REVEZAMENTO DA TOCHA - O MTur produziu um mapa interativo, com roteiros e imagens dos destinos. Diariamente, a Agência de Notícias do Turismo produz matérias a respeito do revezamento e de dicas dos destinos da tocha. No Twitter (@mturismo), o internauta pode acompanhar diariamente a cobertura do revezamento em tempo real. Acesse nossos conteúdos clicando nos banners abaixo: