Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Entre o frio da serra e o calor do frevo
Início do conteúdo da página
Olimpíada

Entre o frio da serra e o calor do frevo

Em seu 29º dia de revezamento pelo Brasil, Tocha Olímpica percorre as cidades pernambucanas de Gravatá, Jaboatão dos Guararapes e Recife

  • Publicado: Terça, 31 de Mai de 2016, 08h28
  • Última atualização em Quarta, 01 de Junho de 2016, 19h14

 Por Pedro Fideles

 

Gravatá é conhecida como Suíça do Agreste. Crédito: Divulgação Empetur

O quarto dia de revezamento da tocha olímpica em terras pernambucanas teve início às 7h desta terça-feira (31), no município de Gravatá. Localizada na região da Serra das Russas, a cidade é conhecida por seu clima, com temperatura média de 24ºC, o que lhe conferiu o apelido de Suíça do Agreste. A diversidade cultural da cidade é preservada em alguns de seus atrativos turísticos, como a Estação do Artesão, situada nas instalações da estação ferroviária da cidade construída no século XIX, e o Alto do Cruzeiro, que mantém uma estátua do Cristo Redentor.

Jaboatão dos Guararapes será a segunda parada do 29º dia de revezamento da chama pelo Brasil. A cidade que se proclama como o "berço da pátria", por ter sediado as principais batalhas contra os invasores holandeses na então Capitania de Pernambuco, é conhecida pela beleza de suas paisagens compostas por praias de areia branca e piscinas naturais formadas pelos recifes de coral.  A Festa da Pitomba, realizada anualmente e marcada pela religiosidade, é destaque entre as manifestações culturais.


Jaboatão dos Guararapes. Crédito: Divulgação Empetur

A tarde será marcada pela visita histórica da Tocha Olímpica à Recife. A capital pernambucana é conhecida pela beleza das paisagens formadas por praias banhadas pelas águas do Oceano Atlântico que abastecem as piscinas naturais de seu litoral. No Instituto Ricardo Brennand, o visitante pode apreciar um belo jardim com esculturas e a Pinacoteca, que reúne obras de artistas como Debret e Rugendas. A cultura de Recife também é marcada pelo frevo que, em 2012, foi tombado como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.

O roteiro do símbolo olímpico à cidade será marcado por visitas a pontos turísticos da capital, como o Parque Dona Lindu, a Praia de Boa Viagem e o Forte de São Tiago das Cinco Pontas, construído no século XVII durante a ocupação holandesa no litoral de Pernambuco, e que hoje preserva a história e a cultura local em mais de 100 mil documentos e peças de seu acervo. O revezamento na capital será encerrado com a chegada da Tocha Olímpica à Praça Barão do Rio Branco, sede do Marco Zero de Recife.

Instituto Brennand. Crédito: Divulgação Embratur
Instituto Brennand. Crédito: Divulgação Embratur


INVESTIMENTOS
 - O desenvolvimento da infraestrutura turística dos destinos brasileiros é uma das premissas do Ministério do Turismo. Desde sua criação em 2003, a Pasta já investiu R$ 86,4 milhões somente nos municípios visitados pela tocha olímpica nesta segunda-feira, para obras de implantação de sinalização turística, reforma de praças, revitalização da orla entre outras.

REVEZAMENTO EM PERNAMBUCO - A tocha passará por 15 cidades pernambucanas. Para mais informações sobre o tour no estado e pelo Brasil, o Ministério produziu um mapa interativo, com roteiros e imagens dos destinos.

Diariamente, a Agência de Notícias do Turismo produz matérias a respeito do revezamento e de dicas dos destinos da tocha. No Twitter (@mturismo), o internauta pode acompanhar diariamente a cobertura do revezamento em tempo real. Acesse nossos conteúdos clicando nos banners abaixo:

 

  

Ouça áudio / download (mp3) em que o diretor de Planejamento e Gestão Estratégica do Ministério do Turismo, Jun Yamamoto, frisa a importância do revezamento da tocha para a divulgação de destinos.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página