Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Velho Chico recebe a tocha
Início do conteúdo da página
Olimpíada

Velho Chico recebe a tocha

Chama olímpica chega a Sergipe e ajuda a projetar o Cânion do São Francisco para o mundo. Turistas podem ver gravuras rupestres e reviver um pouco da história do cangaço na região

  • Publicado: Sábado, 28 de Mai de 2016, 06h29
  • Última atualização em Segunda, 30 de Mai de 2016, 16h08

 Darse Junior, enviado especial a Canindé de São Francisco


Rodolfo Vilela/MTur

 
Num raio de menos de 50 quilômetros, nos interiores de Sergipe e Alagoas, é possível embarcar para o Cânion do São Francisco, visitar o lugar onde Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, foi assassinado, e ver pinturas rupestres com mais de 9 mil anos. A chegada da tocha olímpica neste sábado (28) ajuda a divulgar os atrativos turísticos da região para o Brasil e o mundo. Além de Canindé de São Francisco, a chama percorre mais três cidades - Poço Redondo, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora das Dores - até chegar a Aracaju, onde haverá uma grande celebração para o pernoite do símbolo dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

O trajeto do fogo olímpico em Canindé do São Francisco (SE) começa no Karrancas, um empreendimento turístico de onde partem os catamarãs para o Cânion do São Francisco. De lá, a tocha segue de barco pelo lago até o Paraíso do Talhado, trecho mais famoso do Cânion, deixa a represa de Xingó, desce para a prainha beira rio e segue para a cidade. No trajeto de três quilômetros pelas ruas do município, ela será carregada por 10 pessoas. A cada 200 metros uma apresentação cultural será realizada para tornar o momento ainda mais especial. 

A 210 quilômetros de Aracaju e 310  quilômetros de Maceió, Canidé de São Francisco (SE) guarda um pouco da história da ocupação humana na América e da memória do Cangaço. Junto com os municípios de Poço Redondo (SE), Piranhas (AL) e Olho D'Água do Casado (AL), forma um roteiro integrado diversificado com opções para diversos perfis de turistas. A Agência de Notícias do Turismo visitou os principais atrativos da região para mostrar o que o visitante pode desfrutar no local. 

Cânion do São Francisco - A inundação da área na construção da Usina Hidrelétrica do Xingó criou um lago de 150 metros de profundidade máxima e largura que variada 50 a 1.8 mil metros. Nos passeios, os turistas podem nadar em piscinas naturais e conhecer um pouco mais deste rio que nasce na Serra da Canastra (MG), passa pela Bahia, Alagoas e Sergipe, num trajeto de 2,8 mil quilômetros antes de desaguar no Oceano Atlântico. Há opções de saídas pela manhã e à tarde. Outra opção para curtir o local é fazer trilha no Circuito Ecológico Mirante do Talhado. Após a caminhada de uma hora e meia o turista é recompensado com uma vista de tirar o fôlego do alto do cânion. 


Rota do Cangaço - A Grota de Angicos é o lugar onde Lampião, Maria Bonita e outros nove cangaceiros do bando foram surpreendidos por policiais e assassinados em 28/07/1938. Para chegar ao local o turista precisa percorrer trilhas que variam de 800 a 1.750 metros pelo meio da caatinga, bioma típico da região. Na grota, guias locais caracterizados como cangaceiros contam a história de Lampião e seu bando desde a formação até a morte do líder.


Pinturas Rupestres - Para os amantes da história, os municípios de Canindé de São Francisco  e  Olho D'Água do Casado têm pinturas rupestres preservadas. No Museu de Arqueologia do Xingó (MAX) o visitante encontra um acervo montado a partir de peças encontradas na região que seria alagada com a construção da Usina Hidroelétrica do Xingó. No local há artefatos datados de mais de 9 mil nos atrás.

 

Revezamento da Tocha - Para mais informações sobre o tour em Sergipe e pelo Brasil, o Ministério do Turismo produziu um mapa interativo com roteiros e imagens dos destinos. Diariamente, a Agência de Notícias do Turismo produz matérias a respeito do revezamento e dicas dos destinos por onde a tocha irá passar. No Twitter (@mturismo), o internauta pode acompanhar a cobertura do revezamento em tempo real. Acesse os nossos conteúdos clicando nos banners abaixo:




 

Ouça áudio / download (mp3) em que o diretor de Planejamento e Gestão Estratégica do Ministério do Turismo, Jun Yamamoto, frisa a importância do revezamento da tocha para a divulgação de destinos. 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página