Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Turismo recebe inscrições para capacitação voltada à Olimpíada
Início do conteúdo da página
Educação

Turismo recebe inscrições para capacitação voltada à Olimpíada

Curso gratuito pode ser feito a partir de smartphones, tablets e computadores. Ação é uma parceria do Ministério do Turismo com o Instituto Federal do Rio de Janeiro e  a empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro

  • Publicado: Quarta, 25 de Mai de 2016, 17h48
  • Última atualização em Quarta, 25 de Mai de 2016, 18h36

Por Gustavo Henrique Braga

Crédito: divulgação/Ministério do Turismo
Crédito: divulgação/Ministério do Turismo


Estão abertas as inscrições para a qualificação e aperfeiçoamento de donos de barracas de praia, ambulantes profissionais do receptivo de hostels/albergues e guardas municipais do Rio de Janeiro com foco nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.  A ação será feita por meio da plataforma on-line “Braços Abertos”, do Ministério do Turismo em parceria com a RioTur.

“A capacitação desses profissionais reflete diretamente na melhoria do serviço prestado e consequentemente no aumento da competitividade do destino. Essa é ação de extrema importância para a cidade se preparar para os milhares de turistas que visitarão o Rio de Janeiro durante a Olimpíada”, afirmou o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.

Os interessados já podem se cadastrar e acessar a plataforma com uso de smartphone, tablet ou computador por meio do endereço eletrônico http://bracosabertos.turismo.gov.br/. São esperadas até 9 mil inscrições para o treinamento. Para participar, os candidatos devem ter, pelo menos, 18 anos, ter cursado até o 6º ano do ensino fundamental e estar trabalhando em locais onde tenham contato direto com o turista no Rio de Janeiro.

O curso, gratuito, é dividido em módulos e tem conteúdo lúdico, com uso de jogos para facilitar o aprendizado. Para atender a usuários que não disponham dos aparelhos eletrônicos, foram montadas duas centrais de apoio, uma na Zona Sul e outra na Zona Oeste (Barra da Tijuca), com equipamentos que dão acesso à internet. Também foram criados nove pontos de internet Wi-Fi para pessoas que têm os aparelhos, porém, sem pacote de dados.

Os projetos pedagógicos dos cursos foram elaborados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Já o desenvolvimento dos recursos tecnológicos para a formatação do curso à distância, incluindo plataforma, vídeos e jogos, foi feito pela PUC-Rio. A plataforma tecnológica dos cursos em educação à distância, de propriedade do MTur, poderá ser usada pela Pasta para replicar o curso em outros municípios.

registrado em:
Fim do conteúdo da página