Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > A tocha e os encantos de Valença e Morro de São Paulo
Início do conteúdo da página
Olimpíada

A tocha e os encantos de Valença e Morro de São Paulo

O símbolo olímpico enche de emoção e beleza o domingo no sul da Bahia. A chama segue nesta segunda para a Chapada Diamantina

  • Publicado: Domingo, 22 de Mai de 2016, 20h12
  • Última atualização em Segunda, 23 de Mai de 2016, 11h22

Por Gustavo Messina

 

A chegada da Tocha Olímpica em Valença neste domingo (22) foi motivo de muita festa. A Agência de Notícias do Turismo acompanhou todo o evento e vai contar um pouco da grande festa preparada pela região para o Revezamento. 

No Alto do Amparo, as baianas cantavam e animavam moradores e visitantes com danças e muita música. Do outro lado, a capoeira de Angola batia seus tambores e berimbaus e os grupos iam se revezando na dança de tradições africanas. Quando a chama chegou, uma multidão se reuniu e disputava um lugar próximo ao símbolo olímpico.

Durante o revezamento da tocha olímpica no sul da Bahia, a prefeita de Valença, Jucélia Nascimento, reforçou a importância de participar desse grande evento. "A tocha olímpica trouxe mais visibilidade para nosso município. Organizamos uma grande recepção, com apresentação dos nossos grupos tradicionais. Valença está expandindo seu turismo, com o São João e nossa bela praia de Guaibim" disse.

O secretário de turismo de Valença, Julio Oliveira, também comemorou a passagem da tocha pela região. “Mostramos ao Brasil e ao mundo a hospitalidade de nosso povo, além das belezas naturais, nosso patrimônio Histórico e Cultural, e a gastronomia de nossa região".

De Valença, a chama seguiu até Morro de São Paulo, onde desfilou pela Gamboa e chegou ao arquipélago de Tinharé. Em todo o trajeto, os turistas se deparavam com um pouco da história do Brasil. O símbolo olímpico passou pela igreja e pelo casarão de D. Pedro ll, seguindo direto para a Fonte Grande, onde estudantes se apresentaram com as cores olímpicas.

Um dos momentos mais marcantes da passagem da tocha por Morro foi a descida de tirolesa. A coordenadora de turismo de Cairu, Michele Costa, ficou sem palavras para descrever a cena, "foi fantástico, um momento único", contou emocionada.

Nesta segunda-feira (23), a Tocha Olímpica segue para Lençóis, cidade da deslumbrante Chapada Diamantina.

Revezamento na Bahia – A chama olímpica passará por 26 cidades baianas. Para mais informações sobre o tour pela Bahia e pelo Brasil, o Ministério do Turismo produziu um mapa interativo com roteiros e imagens dos destinos. Diariamente, a Agência de Notícias do Turismo produz matérias a respeito do revezamento e dicas dos destinos por onde a tocha irá passar. No Twitter (@mturismo), o internauta pode acompanhar diariamente a cobertura do revezamento em tempo real. Acesse os nossos conteúdos clicando nos banners abaixo:

 



 

Ouça áudio / download (mp3) em que o diretor de Planejamento e Gestão Estratégica do Ministério do Turismo, Jun Yamamoto, frisa a importância do revezamento da tocha para a divulgação de destinos.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página