Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Um barco, paisagens incríveis e muita história para contar
Início do conteúdo da página
Olimpíada

Um barco, paisagens incríveis e muita história para contar

A Agência de Notícias do Turismo embarcou em uma viagem inesquecível pelas paisagens e personagens de Morro de São Paulo

  • Publicado: Domingo, 22 de Mai de 2016, 10h19
  • Última atualização em Segunda, 23 de Mai de 2016, 11h27

 

 

Por Gustavo Messina

Muito sol, paisagens estonteantes em um dos lugares mais paradisíacos do país. Morro de São Paulo, Boipeba, praia da Cueira, Rio do Inferno, paredão de argila "rejuvenescedora". Essas e outras belezas aguardam os viajantes nesse belo destino e a Agência de Notícias do Turismo conta um pouquinho dessa experiência para os que pretendem embarcar para o sul da Bahia nas próximas férias.

O guia de turismo Alemão, da associação de guias de Morro, trabalha no local há mais de vinte anos e é o criador do passeio em volta da ilha. Para ele, viver no local é unir o útil ao agradável. "Desde que cheguei aqui me apaixonei pelo lugar, não tinha muita coisa, o turismo não era como é hoje. Fico feliz por ter ajudado a criar vários passeios turísticos”, diz saudoso.

O passeio começa na Terceira Praia, local de embarque da maioria dos passeios que saem do Morro para dar a volta na ilha baiana. Seguindo pelo mar azul e cristalino, é possível avistar golfinhos, que logo mergulham e desaparecem na imensidão do oceano.

Percorrendo a extensa faixa litorânea, o passeio segue pela Terceira e Quarta praias, áreas de mangue vermelho, onde há um esqueleto de baleia jubarte. Logo o barco chega à reservada praia de Garapuá. Após uma rápida parada, é hora de apreciar as piscinas naturais de Moreré. Lá, os turistas podem descer dos barcos e mergulhar nas águas transparentes do mar baiano.

Saindo de lá, direto para a praia da Cueira, a sugestão é degustar a famosa “lagosta do Guido”, reconhecida pelos turistas como uma das melhores da região.

Na ilha de Boipeba, o visitante pode aproveitar para fazer alguns passeios culturais. O passeio pode começar pelo Museu do Osso. O fundador e administrador do museu, “Mister Cabeludo”, conta que começou a colecionar ossos de diversos animais marinhos aos dez anos de idade, quando encontrou na praia um osso de rabo de baleia com quase três metros de comprimento. Também vale uma visita à Casa da Cultura Boipeba.

De volta ao barco, o passeio continua pelo Rio do Inferno, chegando à Canavieiras. Ali é possível saborear ostras frescas, criadas no local.

De volta a Morro, após energizar a alma com tantas belezas naturais, é hora de cuidar do corpo. Na praia da argila, a tradição diz que passar argila pelo corpo, rejuvenesce. Alemão, guia do passeio se diverte ao lembrar que “uma vez trouxe um grupo da terceira idade que passou a argila e saíram dizendo que estavam se sentindo com 20 anos”.

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página