Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > As belezas do território baiano no caminho da Tocha
Início do conteúdo da página
Olimpíada

As belezas do território baiano no caminho da Tocha

Trajeto do fogo olímpico inclui cidades da ‘Costa do Cacau’, retratadas em romances de Jorge Amado

  • Publicado: Sábado, 21 de Mai de 2016, 09h25
  • Última atualização em Sábado, 21 de Mai de 2016, 16h22

A Tocha Olímpica segue neste sábado (21) sua cruzada pela Bahia, revelando encantos naturais e culturais da ‘Terra de Todos os Santos’. Após ser recebido com festa em Vitória da Conquista, o símbolo chega por volta de 7h a Itambé, conhecida pelo São João e que ostenta uma grande estátua do Cristo Redentor.

A parada seguinte é Floresta Azul, cidade cuja economia tem grande influência da piscicultura. Depois, a tocha percorrerá Ibicaraí, município com forte comércio e no qual eventos como rodeios fazem a alegria de moradores e visitantes. No início da tarde, a chama inicia sua passagem pela ‘Costa do Cacau’, região com uma rica história e que preserva fazendas cobertas por Mata Atlântica.

O ponto de partida é Itabuna, terra natal de Jorge Amado retratada em obras do escritor. A cidade, onde por tradição festejos de Carnaval são antecipados, oferece artesanato à base de bambu, além da chance de provar o Pitu, um camarão gigante servido com farinha e pirão.

Jorge Amado é filho de Itabuna, mas foi na vizinha Ilhéus - palco da última visita do dia da tocha - em que o  autor viveu parte da infância e deixou como herança sua morada, hoje uma Casa de Cultura, muito procurada por turistas.


O antigo Cabaré Bataclan (atualmente uma casa de espetáculos), em Ilhéus (BA). Foto: Banco de imagens

É por este e outros locais, vários deles citados na célebre obra do escritor ‘Gabriela, Cravo e Canela’, que a chama desfilará, passando pelo famoso bar Vesúvio, o antigo Cabaré Bataclan (atualmente uma casa de espetáculos) e a Fábrica de Chocolate, que vende barras do doce em formatos eróticos.


Bar Vesúvio. Ilhéus (BA). Foto: Banco de imagens

A viagem do fogo olímpico, que pernoitará em Ilhéus, termina com uma celebração na Catedral de São Sebastião. Belo cenário, junto com o mar azul-esverdeado dos quase 100 quilômetros de praias da cidade, para mais um capítulo da histórica viagem da tocha pelo Brasil.


Catedral de São Sebastião, em Ilhéus (BA). Foto: Banco de imagens

Investimentos - O Ministério do Turismo investe na infraestrutura de destinos brasileiros. Somente com Ilhéus, a Pasta tem contratos que somam R$ 4 milhões, para obras como a reforma da Orla Sul, do Teatro Municipal e sinalização.

Revezamento na Bahia - A tocha passará por 26 cidades baianas. Para mais informações sobre o tour no estado e pelo Brasil, o Ministério produziu um mapa interativo, com roteiros e imagens dos destinos. Diariamente, a Agência de Notícias do Turismo produz matérias a respeito do revezamento e de dicas dos destinos da tocha. No Twitter (@mturismo), o internauta pode acompanhar diariamente a cobertura do revezamento em tempo real.

Ouça áudio / download (mp3) em que o diretor de Planejamento e Gestão Estratégica do Ministério do Turismo, Jun Yamamoto, frisa a importância do revezamento da tocha para a divulgação de destinos.


 

registrado em:
Fim do conteúdo da página