Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Tocha Olímpica chega ao Nordeste
Início do conteúdo da página
Olimpíada

Tocha Olímpica chega ao Nordeste

Chama ingressa na Bahia, pelo extremo sul, para uma visita à Costa das Baleias e pernoite na Costa do Descobrimento

  • Publicado: Quinta, 19 de Mai de 2016, 09h43
  • Última atualização em Quinta, 19 de Mai de 2016, 19h05

Por Geraldo Gurgel


Farol cidade histórica, Porto Seguro/BA. Foto: Banco de imagens

O Nordeste estará nesta quinta-feira (19) na rota do revezamento da Tocha Olímpica e primeira cidade a receber a chama será Teixeira de Freitas (BA). Símbolo do desenvolvimento regional em uma terra marcada pela preservação ambiental e do patrimônio histórico, a mais nova e maior cidade do extremo sul da Bahia foi desmembrada dos municípios de Caravelas e Alcobaça, na Costa das Baleias, onde fica o Parque Nacional Marinho de Abrolhos.

O local, às margens da BR-101, teve como principais atividades econômicas a pecuária e a extração de madeira. Sob a influência de uma colônia japonesa, onde antes viveram índios e colonizadores, Teixeira de Freitas passou a produzir frutas e legumes, e até hoje é um dos maiores exportadores de melancia da região. No Mercado Central é possível encontrar uma boa variedade de produtos da região como, tapioca, farinha, melaço, cana-de-açúcar e a comida regional dos restaurantes populares.

Itamaraju, cidade guardiã do Parque Nacional do Monte Pascoal - avistado em 22 de abril pelos descobridores -, também receberá o fogo olímpico. Festejos populares juninos e de São Cosme e Damião são constantes no calendário de eventos da cidade. O Monte do Pescoço, principal ponto turístico do município baiano faz parte das famosas "Serras Baixas" descritas na Carta de Pero Vaz de Caminha em 1500, por ocasião do descobrimento do Brasil.


Cidade histórica. Foto: Banco de imagens

A terceira parada do símbolo olímpico no dia será em Santa Cruz de Cabrália, cidade histórica baiana onde foram rezadas as 1ª e 2ª missas do Brasil, respectivamente em 26 de abril e 1º de maio de 1500, ambas celebradas pelo Frei Henrique de Coimbra, capelão da esquadra de Pedro Álvares Cabral. Na rota da celebração do espírito olímpico, o distrito de Coroa Vermelha preserva a memória da primeira celebração no País. As praias de Arakakaí, com barracas na orla, e Mutarí estão no roteiro turístico de Cabrália. Saindo do roteiro de praias, a Fazenda Mãe Teresa é uma boa opção para passeios a cavalo, tirolesa e pesca esportiva. Outra pedida é passear de escuna até o Parque Marinho Coroa Alta, mergulhar e viajar de chalana pelo Rio João de Tiba.

O dia de programação intensa terminará em Porto Seguro, destino ideal para quem gosta do agito. Barracas de praia animadas com dançarinos de axé, bares com música ao vivo e a Passarela do Descobrimento (antiga Passarela do Álcool) estão entre os principais atrativos.

Vale a pena também uma visita à Praia do Mutá e às atrações históricas da Cidade Alta, que retrata a saga de Pedro Álvares Cabral pela Bahia, onde está o Marco do Descobrimento. Trancoso, Arraial D´Ajuda e a reserva de Caraíva, podem ser uma extensão imperdível do passeio onde a tocha olímpica vai pernoitar.

Investimentos – O Ministério do Turismo investe na infraestrutura dos destinos brasileiros com o objetivo de melhorar a experiência dos moradores e turistas que visitam nosso país. Porto Seguro já recebeu R$ 877 mil em investimentos da Pasta para apoio a obras como a requalificação da Praça da Feirinha. Já para Santa Cruz de Cabrália estão previstos R$ 540 mil para obras de infraestrutura turística.

Revezamento na Bahia – A chama olímpica passará por 26 cidades baianas. Para mais informações sobre o tour na Bahia e pelo Brasil, o Ministério do Turismo produziu um mapa interativo com roteiros e imagens dos destinos. Diariamente, a Agência de Notícias do Turismo produz matérias a respeito do revezamento e dicas dos destinos por onde a tocha irá passar. No Twitter (@mturismo), o internauta pode acompanhar diariamente a cobertura do revezamento em tempo real. Acesse os nossos conteúdos clicando nos banners:



 

Ouça áudio / download (mp3) em que o diretor de Planejamento e Gestão Estratégica do Ministério do Turismo, Jun Yamamoto, frisa a importância do revezamento da tocha para a divulgação de destinos.

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página