Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Um passeio por Tiradentes
Início do conteúdo da página
Olimpíada

Um passeio por Tiradentes

Cidade charmosa apresenta ao visitante muitas atrações históricas e uma intensa agenda cultural que movimenta o município durante o ano

  • Publicado: Domingo, 15 de Mai de 2016, 11h18
  • Última atualização em Terça, 17 de Mai de 2016, 14h42

 
Por Lívia Nascimento


Com aproximadamente sete mil moradores, a cidade de Tiradentes (MG) recebe turistas de todo o Brasil e do mundo. Além dos atrativos históricos que tornaram famoso o município, fundado em 1702, a programação cultural intensa com a realização de festivais de cinema, fotografia e teatro também atraem visitantes durante todo o ano. Uma das formas de conhecer a história do município é embarcar no tradicional passeio de charrete por ruas estreitas que retratam a história do período do Brasil Colônia.


Museu. Foto: Lívia Nascimento/Ascom/MTur

Entre os destaques do passeio está o Chafariz de São José, construído em 1749 para fornecer água potável para a população e para lavagem de roupas. Uma imagem do santo usando botas tem lugar de destaque na construção. A escolha do calçado teve como objetivo reforçar a ideia de proteção aos tropeiros que paravam no local para matar a sede. No Museu Casa Padre Toledo o visitante pode conhecer de perto o local que serviu de palco para a primeira reunião dos inconfidentes além de admirar as belas pinturas encontradas no forro da construção.


Chafariz de São José. Foto: Lívia Nascimento/Ascom/MTur

As belas igrejas da cidade também chamam a atenção. A Igreja Matriz de Santo Antônio, cuja fachada foi modificada em 1810 por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, é considerada uma das mais ricas do Brasil com obras e destaques em ouro. Na igreja encontra-se um antigo órgão barco vindo de Portugal em 1788. A igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos na famosa Rua Direita, a mais procurado pelos turistas, também tem uma história bem reveladora. A área externa da igreja, exclusiva dos escravos na época, era cenário das festas de reinado e congado.


Igreja Matriz. Foto: Lívia Nascimento/Ascom/MTur 

 
Rua Direita. Foto: Lívia Nascimento/Ascom/MTur

A hospitalidade típica mineira despertam ainda mais a vontade de o turista conhecer a cidade. Para ter acesso a mais informações sobre pontos turísticos e horários de funcionamento das atrações, um Centro de Atendimento ao Turista funciona de 9h às 17h em um casarão típico no Largo das Forras, local que reúne opções de restaurantes para todos os paladares e as tradicionais charretes. Vale a pena se deixar levar pela charmosa Tiradentes e descobrir as várias surpresas que a cidade tem a oferecer, certamente você não vai se arrepender.

registrado em:
Fim do conteúdo da página