Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Tocha Olímpica chega ao Vale do Aço em Minas Gerais
Início do conteúdo da página
Olimpíada

Tocha Olímpica chega ao Vale do Aço em Minas Gerais

Neste décimo dia de revezamento da chama olímpica pelo interior do Brasil, o símbolo dos jogos olímpicos Rio 2016 passa por Naque, Coronel Fabriciano e pernoita em Itabira no Vale do Aço

  • Publicado: Quinta, 12 de Mai de 2016, 11h55
  • Última atualização em Terça, 17 de Mai de 2016, 13h31

 

Por Geraldo Gurgel

Itabira. Crédito: Setur/MG
Itabira. Crédito: Setur/MG


Nesta quinta-feira (12), a chama da Olimpíada vai percorrer novas paisagens mineiras e passar por cidades que simbolizam uma das principais riquezas de Minas Gerais, o minério de ferro. No município, há muitas trilhas, fazendas e cachoeiras, além das águas do Rio Santo Antônio. O principal atrativo da cidade é a Igreja Matriz de Santo Antônio. Entre os principais eventos realizados regularmente em Naque destacam-se a Festa de Santo Antônio, padroeiro municipal, e a Cavalgada com quatro dias seguidos de rodeios profissionais e espetáculos musicais com bandas regionais e nacionais.

Em Coronel Fabriciano, o símbolo máximo dos jogos será recepcionado no monumento "Terra Mãe", no início da tarde. A tocha vai percorrer várias ruas da cidade e, em diferentes pontos, haverá atrações, com banda de música, Marujada do Cocais e Fanfarra, entre outras apresentações. Na Praça da Estação, última parada da tocha, haverá uma festa de encerramento para comemorar o dia histórico no Vale do Aço com shows musicais.

Coronel Fabriciano. Crédito: PMCF
Coronel Fabriciano. Crédito: PMCF


O Bispo Emérito de Coronel Fabriciano e Itabira, Dom Lara, será um dos condutores da Tocha. Aos 90 anos, sendo 45 deles dedicados ao trabalho pastoral, Dom Lara é pessoa querida em todo o Vale do Aço. “Estou muito feliz e honrado por poder fazer parte desse grande momento do esporte. Tive momentos de muita emoção em minha vida, como a minha ordenação sacerdotal, minha ordenação episcopal e agora viverei mais um momento marcante”, disse o religioso. O percurso de Dom Lara será feito entre o Colégio Angélica e a Catedral de São Sebastião.

A beleza das paisagens naturais da Serra dos Cocais, composta pela biodiversidade da Mata Atlântica e pela área de reflorestamento de eucalipto encantam os turistas que visitam o município mineiro de Coronel Fabriciano. E para os turistas que desejam conhecer a cultura e a história da cidade, os principais atrativos são a Catedral de São Sebastião, com arquitetura oriental, o Colégio Angélica, que mantém a fachada original de sua fundação em 1950, e a Igreja Matriz de São Sebastião, com arquitetura eclética e um campanário.

Após deixar o Coronel Fabriciano, a tocha segue para Itabira para mais um pernoite em Minas Gerais. O revezamento da tocha pelo Brasil mostra para o mundo o que há de melhor em cada cidade, enaltecendo a cultura e o turismo local. Em Itabira, por exemplo, um dos grandes momentos da passagem da Tocha será quando diversas crianças lerão poemas de Carlos Drummond de Andrade. A Tocha percorrerá 12 quilômetros por várias avenidas, entre elas, a Carlos Drummond de Andrade. Haverá uma parada no Ginásio Poliesportivo e seguirá até o Memorial Carlos Drummond de Andrade e finalizará na avenida Mauro Ribeiro, palco dos pronunciamentos e shows na cidade celebração.

No início deste mês, Itabira ganhou o "Espaço Tocha Olímpica". A exposição fica na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade. A atração oferece informações, instalações e desenhos sobre a Olimpíada feitos por alunos. Itabira é conhecida por ser a cidade natal do poeta Carlos Drummond de Andrade. O gosto pelo trabalho de Drummond é tanto que alguns dos principais atrativos da cidade são baseados em sua história e trabalho, como a Casa de Drummond e o Centro Cultural Fazenda do Pontal, situado na casa onde o autor passou a infância. Merece destaque também os distritos históricos de Itabira, Ipoema e Senhora do Carmo, que fazem parte da Estrada Real.

INVESTIMENTOS – O Ministério do Turismo investe na infraestrutura dos destinos brasileiros com o objetivo de melhorar a experiência dos moradores e turistas que visitam nosso país. Somente nas cidades por onde a tocha irá passar nesta quinta-feira, o MTur já investiu R$ 1,5 milhão em obras como revitalização de avenidas, praças e sinalização turística.

REVEZAMENTO EM MINAS – A chama olímpica irá passar por mais de 30 cidades mineiras. Para mais informações sobre o tour em Minas e pelo Brasil, o Ministério do Turismo produziu um mapa interativo com roteiros e imagens dos destinos. O conteúdo pode ser acessado através do link http://bit.ly/1QFPUuO. Diariamente, a Agência de Notícias do Turismo produz matérias a respeito do revezamento e dicas dos destinos por onde a tocha irá passar. No Twitter (@mturismo), o internauta pode acompanhar diariamente a cobertura do revezamento em tempo real.

Ouça áudio / download (mp3) em que o diretor de Planejamento e Gestão Estratégica do Ministério do Turismo, Jun Yamamoto, frisa a importância do revezamento da tocha para a divulgação de destinos.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página