Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Tour da Tocha Olímpica chega a Minas Gerais
Início do conteúdo da página
Olimpíada

Tour da Tocha Olímpica chega a Minas Gerais

No final de semana, o símbolo olímpico visitará três cidades goianas e iniciará o revezamento no Sudeste do país

  • Publicado: Sexta, 06 de Mai de 2016, 19h25
  • Última atualização em Terça, 10 de Mai de 2016, 18h18

 Por Pedro Fideles

 




O município goiano de Pires do Rio será o ponto de partida para o quinto dia de revezamento da Tocha Olímpica neste sábado (7). O percurso contempla ainda as cidades goianas de Ipameri e Goiandira; Araguari - onde iniciará sua estadia de oito dias em Minas Gerais – e Uberlândia. A chama olímpica iniciará o dia em Pires do Rio, às 9h, e sua passagem será celebrada com apresentações de artistas locais na Praça Central Gaudêncio Rincon Segovia.

As belas paisagens naturais formadas pelos rios do Peixe, Piracanjuba e Corumbá destacam-se entre os atrativos turísticos de Pires do Rio. Em Ipameri, a tocha fará sua segunda parada do dia. A cidade atrai os visitantes pela cultura preservada dos imigrantes sírios e pelas manifestações religiosas, como a festa de Nossa Senhora da Abadia, padroeira local.

Dando continuidade à programação, o fogo olímpico segue para Goiandira, onde será celebrado o final do revezamento em terras goianas com uma apresentação da história dos Jogos Olímpicos e da congada - manifestação cultural e religiosa afro-brasileira.

Ainda no sábado, a chama olímpica viaja para Araguari, porta de entrada do símbolo olímpico em Minas Gerais.  A biodiversidade preservada no Bosque John Kennedy e as paisagens formadas pelas cachoeiras e grutas encantam os visitantes do município. A celebração da passagem da chama olímpica será marcada por apresentações musicais de artistas locais no Palácio dos Ferroviários, um dos principais atrativos turísticos da cidade.

A última parada do dia será em Uberlândia onde a tocha passará a noite. A diversidade cultural preservada na Igreja do Divino Espírito Santo do Cerrado e no Museu do Índio atrai turistas ao município mineiro, que celebrará a visita do símbolo dos Jogos Olímpicos com apresentações culturais no Teatro Municipal às 20h30.

DOMINGO – Uberaba será o ponto de partida para o sexto dia de revezamento da tocha. Conhecida nacionalmente pelas manifestações religiosas do catolicismo e do espiritismo, a cidade apresentará durante a programação toda a sua diversidade cultural, composta por apresentações de catira, congadas, orquestras de viola e Folia de Reis. A chama olímpica passará também pela Igreja de Santa Rita, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1939, que é a atual sede do Museu de Arte Sacra da cidade.

Conhecida por suas fontes termais que atraem turistas de todo o Brasil, Araxá será a segunda cidade visitada no domingo. As paisagens formadas pelas serras da Bocaina e da Canastra estão entres os principais atrativos naturais da cidade. Vale também uma visita ao Museu Histórico de Araxá Dona Beja, instalado em um dos casarões mais bonitos da cidade e que conta com um acervo variado que vai desde itens da época até objetos pessoais de Anna Jacinta de São José, a Dona Beja. 

De lá, a chama olímpica segue para o município de Serra do Salitre, que celebrará a passagem da tocha com apresentações culturais às 15h, na Praça Doutor José Vanderlei. O símbolo olímpico visitará também o município de Patrocínio, conhecido por suas paisagens formadas pelas cachoeiras e fazendas históricas, e pela beleza de suas praças, como a Honorato Borges e Praça Santa Luzia. Desde sua criação, o Ministério do Turismo já investiu R$ 590 mil em obras de desenvolvimento da infraestrutura turística de Patrocínio.

O dia intenso será encerrado em Patos de Minas, onde a tocha descansará antes de iniciar a segunda semana de revezamento. A cidade conhecida pelas paisagens, pela biodiversidade típica do Cerrado e por sediar a Festa Nacional do Millho – considerada a maior festa de Minas Gerais –, celebrará a passagem do símbolo olímpico com apresentações de artistas locais e um show da banda Jammil e Uma Noites.





registrado em:
Fim do conteúdo da página