Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > O desfile da Tocha Olímpica em Pirenópolis
Início do conteúdo da página
Olimpíada

O desfile da Tocha Olímpica em Pirenópolis

Igreja Matriz do Rosário, Rua do Lazer e Cachoeira do Abade foram alguns dos pontos turísticos visitados pelo maior símbolo dos Jogos Olímpicos

  • Publicado: Quarta, 04 de Mai de 2016, 17h05
  • Última atualização em Segunda, 09 de Mai de 2016, 20h46

Por Tatiana Alarcon



Foto: Rodolfo Vilela
Foto: Tatiana Alarcom


Esta foi uma quarta-feira atípica na tranquila cidade de Pirenópolis (GO) que acordou cedo para se preparar para a chegada da Tocha Olímpica.  O revezamento foi recebido com grande entusiasmo pela comunidade que vibrou com cada quilômetro percorrido. Nas mãos de personagens marcantes da história local e de atletas pirenopolinos que hoje estão à frente dos holofotes do esporte nacional, a tocha passeou por alguns dos principais pontos turísticos da cidade, a segunda parada do fogo olímpico do dia após uma passagem por Corumbá de Goiás (GO).

O percurso teve início no Portal de Pirenópolis, na entrada da cidade, com a condução da tocha por diversos moradores. Eles desceram a Rua do Rosário sob queima de fogos, coros de alegria e muitas palmas da população. Já em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, um palco foi montado especialmente para a celebração do momento.

Ali, toda a comunidade foi embalada pela emoção de vivenciar o momento histórico da passagem do símbolo de pureza esportiva entre os povos. Houve apresentação de banda e de personagens das Cavalhadas, cortejo histórico tradicional de Pirenópolis que traz mascarados, cavaleiros e pastorinhas. Com a tocha em mãos, os condutores caminharam até a Igreja Nosso Senhor do Bonfim, a Rua Aurora - no Centro Histórico-, e a Rua do Lazer.

Zezé de Camargo e Luciano participam do revezamento da Tocha Olímpica. Foto: Ivo Lima
Zezé de Camargo e Luciano participam do revezamento da Tocha Olímpica. Foto: Ivo Lima/Ministério do Esporte


A dupla Zezé de Camargo e Luciano, nascida na cidade, também conduziu a tocha e participou de toda a cerimônia. “Quando criança, passei em frente à rua da Igreja Matriz centenas de vezes, mas nunca imaginei que um dia passaria por aqui ao lado do meu irmão carregando o maior símbolo esportivo do mundo. Só posso agradecer por Pirenópolis ter me dado esse privilégio”, comentou Zezé. Luciano complementou o irmão: “Essa tocha é de vocês, pirenopolinos!”. Os atletas Raiza Goulão, da mountain bike, e Lupércio Lima, de balonismo, também representaram a sua cidade ao participar da condução da tocha.

A chama símbolo dos Jogos Olímpicos Rio 2016 também passou pela Cachoeira do Abade. De lá, ela seguiu para o Santuário Vagafogo, onde terminou o percurso na Cidade dos Pireneus. A próxima parada é na cidade goiana de Anápolis, onde está programado outro grande evento e onde a Tocha Olímpica dormirá antes de seguir viagem. Ao todo, a chama percorrerá mais de 300 cidades brasileiras até o dia 5 agosto, quando começam os jogos no Rio de Janeiro.

Ouça áudio / download (mp3) em que o diretor de Planejamento e Gestão Estratégica do Ministério do Turismo, Jun Yamamoto, frisa a importância do revezamento da tocha para a divulgação de destinos.




 
registrado em:
Fim do conteúdo da página