Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Começou: Brasília recebe a Tocha Olímpica da Rio 2016
Início do conteúdo da página
Olimpíada

Começou: Brasília recebe a Tocha Olímpica da Rio 2016

A chama olímpica desembarcou na capital federal nesta terça-feira e vai percorrer o Distrito Federal, além de mais de 300 cidades de todos os estados brasileiros

  • Publicado: Terça, 03 de Mai de 2016, 12h24
  • Última atualização em Segunda, 09 de Mai de 2016, 20h38

Por Pedro Fideles e Geraldo Gurgel 




O Lago Paranoá fez parte do roteiro do tour da tocha olímpica, em Brasília. Foto: Ascom/MTur

O dia 3 de maio de 2016 ficará eternizado na memória dos brasilienses e turistas que presenciaram a passagem do principal símbolo dos Jogos Olímpicos pela capital federal. O fogo olímpico desembarcou na capital federal às 7h25, vindo da Suíça. Na chegada à cidade, o avião com a chama foi escoltado por jatos da Força Aérea Brasileira até o pouso do Aeroporto Internacional de Brasília. De lá, seguiu escoltada por batedores até o Palácio do Planalto, onde a presidenta Dilma Rousseff acendeu a Tocha que irá percorrer o Brasil até abertura dos Jogos Olímpicos, dia 5 de agosto, no Rio de Janeiro. O ministro do Turismo, Alessandro Teixeira, também esteve presente na  cerimônia.


O ministro do Turismo acompanhou a cerimônia de chegada da Tocha em Brasília. Foto: Paulino Menezes/Ascom/MTur

Na programação, a visita a alguns dos principais cartões postais da cidade. Da Praça dos Três Poderes, a tocha percorreu a Esplanada dos Ministérios conduzida por atletas e personalidades que representam o espírito olímpico e os brasilienses. A Catedral Metropolitana foi um dos locais que recepcionaram a Tocha em Brasília. A Chama símbolo da Rio 2016 também já passou pela Ponte JK, Lago Paranoá, Estádio Nacional Mané Garrincha e Parque Nacional.

Também está prevista uma passagem por Taguatinga e Riacho Fundo I. De volta ao centro da capital, o fogo olímpico passará pelo Parque da Cidade, o Memorial JK e a Torre de TV que recebeu uma iluminação especial para a ocasião. O retorno da tocha olímpica para a celebração na Esplanada dos Ministérios está marcado para as 20h20.


Estádio Nacional de Brasília. Foto: Ascom/MTur

A passagem da tocha olímpica por Brasília será marcada por apresentações culturais de artistas locais e nacionais, com destaque para os shows de Diogo Nogueira e Daniela Mercury, que terão como palco a Esplanada dos Ministérios. O Ministério do Turismo é parceiro na celebração que marca também o início do revezamento da tocha que percorrerá mais de 330 municípios brasileiros.


Descida da tocha no Estádio Nacional de Brasília. Foto: Roberto Castro / ME / Brasil 2016

O evento contará ainda com um ato pela paz mundial, com a presença da líder pacifista Graça Machel, viúva do ícone da luta contra a segregação racial e vencedor do Nobel da Paz, Nelson Mandela. Nesta quarta-feira (04) a tocha segue sua jornada por mais de 300 municípios brasileiros e desembarca no Estado de Goiás.

Ouça áudio / download (mp3) em que o ministro Alessandro Teixeira frisa a importância da Olimpíada e do revezamento da tocha para a projeção do país.

 




registrado em:
Fim do conteúdo da página