Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Turismo dá dicas para viagem segura no feriado de Tiradentes
Início do conteúdo da página
Turismo responsável

Turismo dá dicas para viagem segura no feriado de Tiradentes

Para evitar problemas, os viajantes devem tomar medidas como contratar empresas e guias cadastrados no Cadastur

  • Publicado: Quarta, 20 de Abril de 2016, 16h55
  • Última atualização em Quarta, 27 de Abril de 2016, 09h56

 

Por Gustavo Henrique Braga

Revezar a direção em viagens longas ajuda a evitar acidentes. Crédito: banco de imagens
Revezar a direção em viagens longas ajuda a evitar acidentes. Crédito: divulgação/MTur


Quem pretende viajar no feriadão de Tiradentes que começa nesta quinta-feira (21) pode seguir as dicas publicadas no site Viaje Legal, preparado pelo Ministério do Turismo para auxiliar os viajantes brasileiros e estrangeiros que desejam conhecer o país sem terem surpresas desagradáveis.  Apenas em São Paulo, a expectativa é de que mais de 2 milhões de veículos circulem pelas rodovias com acesso à Região Metropolitana do estado, segundo a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

Por isso, antes de fazer viagens longas de carro, descanse bastante e faça refeições leves, para evitar sonolência. Se possível, reveze a direção do veículo com outro motorista durante o trajeto. Evite dirigir por muitas horas e faça paradas regulares, mesmo que não esteja cansado. Para quem viaja com criança, é importante lembrar que até os 10 anos de idade, eles devem viajar no banco de trás do veículo e observar, a depender da idade, a obrigatoriedade de equipamentos como os chamados bebê conforto (até um ano) e cadeirinha (de um a quatro anos).

“No site do Viaje Legal, o Ministério do Turismo disponibiliza dicas e orientações referente a hospedagem, transporte e saúde. Desta maneira o turista fica bem informado sobre todos os seus direitos”, relata Isabel Barnasque, coordenadora-geral de Turismo Responsável da pasta.

Outra dica para uma boa viagem neste feriado é buscar um guia de turismo profissional, que esteja devidamente cadastrado no Cadastur e que tenha o crachá de identificação pessoal emitido pelo Ministério do Turismo. Cabe ao guia orientar, cuidar e dar apoio ao turista ou grupo de turistas, zelando pela organização da viagem, deslocamentos, embarques, traslados, viagens e excursões.

Também é importante que o turista peça ao meio de hospedagem onde pretende ficar a confirmação, por escrito, da reserva. O documento deve conter informações sobre o tipo de unidade habitacional ou acomodação, os serviços oferecidos durante a estadia, horário de check-in, formas de pagamento e de cancelamento.

Caso o viajante chegue ao local e a vaga não exista, mesmo depois de confirmada a reserva – o que configura overbooking –, a empresa é obrigada a acomodá-lo em uma unidade habitacional de categoria superior à que foi contratada, no mesmo estabelecimento, ou em outro de qualidade equivalente ou superior. No site Viaje Legal, é possível acessar o guia completo com estas e outras dicas para uma viagem segura e livre de problemas.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página