Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Curitiba completa 323 anos
Início do conteúdo da página
Destinos

Curitiba completa 323 anos

Os atrativos da capital paranaense motivaram a viagem de 837 mil estrangeiros ao Paraná em 2014, de acordo com o Ministério do Turismo

  • Publicado: Terça, 29 de Março de 2016, 10h43
  • Última atualização em Quarta, 30 de Março de 2016, 12h21

Por Pedro Fideles

 

Jardim Botânico. Foto: Embratur.

 

A beleza das paisagens naturais dos bosques e parques municipais espalhados por toda Curitiba encanta seus visitantes e garantiu à cidade o apelido de Capital Ecológica. Para celebrar seus 323 anos, uma grande festa no Parque Barigui reuniu cerca de 35 mil pessoas no domingo de Páscoa e contou com a apresentação da Orquestra Sinfônica Arte Viva com participação de Elba Ramalho e Alceu Valença.

O Parque Municipal do Barigui é considerado um dos principais atrativos turísticos da capital paranaense por oferecer aos visitantes uma ampla área de lazer para a prática de esportes. Também é possível conhecer os animais da fauna curitibana que encontram abrigo no parque, como garças e capivaras.

Outro cartão postal de Curitiba que atrai muitos turistas brasileiros e estrangeiros é o Jardim Botânico. Além de apresentar uma variedade de espécies da flora da região Sul do Brasil, o local encanta os turistas pela beleza de sua estufa, que é retratada em fotografias e selfies como um importante marco da visita à capital paranaense.

Para quem deseja conhecer a história e a cultura da cidade, o roteiro turístico deve incluir um passeio pelo Memorial de Curitiba e pelos memoriais da Imigração Polonesa, Japonês e Ucraniano. Nestes atrativos, os visitantes podem conhecer peças e ilustrações que retratam o estilo de vida dos moradores e imigrantes que chagaram à cidade no período colonial.

Com o intuito de homenagear a cultura e tradições dos imigrantes alemães foi inaugurado em 1996, o Bosque Alemão. Entre as atrações dos 38 mil m² do local está a Trilha de João e Maria com a reprodução, em azulejos, do conto dos irmãos Grimm. O bosque conta ainda com Oratório Bach, uma sala para concertos musicais; a Torre dos Filósofos, com um mirante; e a Praça da Cultura Germânica.

Desde sua criação em 2003, o Ministério do Turismo já investiu R$ 78,2 milhões em obras de desenvolvimento da infraestrutura turística de Curitiba. Entre as obras realizadas na capital paranaense destacam-se a implantação de sinalização turística e do centro de informações turísticas, que juntas receberam repasses de R$ 1,3 milhão da pasta.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página