Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Salvador completa 467 anos
Início do conteúdo da página
Destinos

Salvador completa 467 anos

A capital baiana tem forte riqueza cultural na música, literatura, religião e gastronomia

  • Publicado: Terça, 29 de Março de 2016, 10h19
  • Última atualização em Quarta, 30 de Março de 2016, 12h19

Por Carolina Valadares

Salvador é um dos destinos preferidos dos brasileiros. Crédito: Banco de imagens
Salvador é um dos destinos preferidos dos brasileiros. Crédito: Banco de imagens

 
A capital da Bahia, a animada Salvador, completa 467 anos nesta terça-feira, 29 de março, mas as comemorações já começaram no domingo 27 de março e vão até o dia 3 de abril. O ponto alto da festa de aniversário será o show de Caetano Veloso e Gilberto Gil no Farol da Barra, no sábado dia 2 de abril.

Salvador é reconhecida pela forte herança africana, pela capoeira, por suas igrejas históricas e pelas belas praias. O cartão postal da cidade é o centro histórico, onde fica o Pelourinho, área tombado pelo Patrimônio Histórico, que reúne igrejas históricas e casarões em estilo colonial, o Mercado Modelo, o Elevador Lacerda - que liga a Cidade Baixa ao Pelourinho e a praia do Farol da Barra. Há também outras belas paisagens na cidade, como a Lagoa do Abaeté, cantada por Dorival Caymmi, e as praias de Itapuã e Stella Maris. Um ponto turístico imperdível é a Casa do Rio Vermelho, onde moravam os escritores Jorge Amado e Zelia Gattai, que guarda lembranças dos escritores em todos os ambientes.

Agora para quem quer sair do óbvio, uma dica do jornalista baiano Salvatore Carrozzo é a feira de São Joaquim, na cidade baixa, que funciona diariamente.  “É uma feira maravilhosa, no bairro Água de Meninos, tem muitas frutas desconhecidas do resto do Brasil, artesanato popular e lojas de artigos de candomblé, sempre recomendo aos conhecidos”, diz Salvatore.

Provar a culinária baiana em Salvador é mergulhar num universo único. Marcados pelos temperos picantes, os pratos têm forte influência da herança africana. A maioria leva azeite de dendê no preparo e pimenta. Entre os pratos típicos estão a moqueca feita com leite de coco, azeite de dendê e peixe; o acarajé, espécie de bolinho frito feito com pimenta e o vatapá, feito com farinha de rosca, fubá, gengibre, tomate, castanha de caju, tomate e cebola; de sobremesa, não pode faltar a cocada.

Outro aspecto interessante de Salvador é a riqueza cultural. Quem for lá não pode deixar de ver os ensaios do Olodum ou os shows de axé, ritmo musical baiano que arrasta multidões de turistas brasileiros e estrangeiros pelas ruas da capital baiana durante o Carnaval. A cidade ferve com os trios elétricos e lança moda e cantores, como Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Cláudia Leite, Carlinhos Brow, para citar alguns entre os muitos personagens da festa que ganhou fama mundial.

No aspecto religioso, outro momento de destaque da cidade, é a lavagem do Bonfim, na segunda quinta-feira do mês de janeiro. Nesse dia, após uma procissão, as escadarias da igreja Nossa Senhora do Bonfim são lavadas por baianas vestidas ao som de palmas, toque de atabaque e cânticos de origem africana. Em dezembro, tem a missa de Santa Bárbara que movimenta as ruas do Pelourinho, uma representação viva do sincretismo religioso brasileiro.

O MTur já repassou R$ 204 milhões para Salvador para obras de infraestrutura turística, entre elas está a reforma e reestruturação do Mercado Modelo e a revitalização do Largo da Ribeira.

registrado em:
Fim do conteúdo da página