Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Parabéns Recife!
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Parabéns Recife!

Capital pernambucana completa 479 anos ao som de frevo e maracatu

  • Publicado: Sexta, 11 de Março de 2016, 18h07
  • Última atualização em Sexta, 11 de Março de 2016, 18h07

Por Pedro Fideles

As paisagens compostas por praias e piscinas naturais, formadas por recifes de corais, e a riqueza cultural preservada em museus e manifestações culturais, como o Carnaval e o frevo, tombado como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em 2012, destacam-se entre os atrativos turísticos da capital pernambucana, que completa 479 anos neste sábado (12).  Para celebrar em grande estilo, uma festa na Praça do Arsenal, no Recife Antigo, deverá receber a partir das 17H, agremiações carnavalescas, artistas locais, além do tradicional bolo gigante.

Desde sua criação em 2003, o Ministério do Turismo já investiu R$ 78 milhões em obras de desenvolvimento da infraestrutura turística em Recife. Nos últimos dois anos, foram concluídas as obras de implantação de sinalização turística e revitalização da orla da praia de Boa Viagem que, juntas, receberam R$ 6,7 milhões em repasses da pasta.

Conheça alguns atrativos turísticos da capital pernambucana:

Praia da Boa Viagem. Crédito: Lulu Pinheiro
Praia da Boa Viagem. Crédito: Lulu Pinheiro


Praia de Boa Viagem -
Durante a visita à praia de Boa Viagem, os turistas podem conhecer a beleza das piscinas naturais banhadas pelas águas cristalinas do Oceano Atlântico e praticar esportes náuticos como a natação e o mergulho turístico, além de bronzear-se e relaxar enquanto admira a paisagem ímpar do litoral sul da capital pernambucana.

Gastronomia de Recife. Crédito: Lulu Pinheiro
Gastronomia de Recife. Crédito: Lulu Pinheiro

 


Gastronomia -
Entre os pratos típicos da gastronomia recifense, a tapioca com coco, a cocada e o doce de batata-doce refletem a influência da cultura dos povos indígenas que habitavam a região. A colonização portuguesa também deixou seu legado na gastronomia da capital pernambucana em pratos como o bolo de rolo, reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial de Pernambuco, cuja receita consiste em uma massa fina coberta por goiabada derretida, enrolada em camadas.

Forte das Cinco Pontas: Crédito: Embratur
Forte das Cinco Pontas: Crédito: Embratur


Forte de São Tiago das Cinco Pontas -
Construído no século XVII pelos holandeses que ocuparam o litoral pernambucano, o Forte de São Tiago das Cinco Pontas preserva a história e a cultura de Recife com um acervo de mais de cem mil peças e documentos. Após a reconstrução em 1684, o forte passou a ter quatro vértices ornamentados por baluartes pentagonais.

Capela Dourada. Crédito: Embratur
Capela Dourada. Crédito: Embratur


Capela Dourada -
A Capela Dourada destaca-se como um dos principais atrativos turísticos culturais de Recife por preservar em seu interior, revestido por lâminas de ouro, obras que retratam a produção artística sacra barroca no período da colonização portuguesa no Brasil.

Oficina Brennand. Crédito: Lulu Pinheiro
Oficina Brennand. Crédito: Lulu Pinheiro


Oficina Brennand -
Com base na arquitetura de uma fábrica de tijolos do início do século XX, o artista recifense Francisco Brennand desenvolveu a oficina que expõe uma grande diversidade de esculturas em cerâmica tanto em seu espaço interno quanto à céu aberto.

registrado em:
Fim do conteúdo da página