Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Brasil busca investimentos franceses
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Brasil busca investimentos franceses

Em encontro com empresários da hotelaria, aviação e comércio da França, o ministro Henrique Eduardo Alves fala sobre o potencial do Turismo no país

  • Publicado: Sexta, 04 de Março de 2016, 16h51
  • Última atualização em Quinta, 10 de Março de 2016, 14h26

 
Ministro Henrique Eduardo Alves se encontra com o secretário de Estado para o Comércio Exterior e o Turismo na França, Matthias Fekl. Foto: Ascom/MTur

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, participou de encontro com empresários franceses das áreas de hotelaria e aviação nesta sexta-feira (4), em Paris. Organizado pelo embaixador do Brasil na França, Paulo C. de Oliveira Campos, o encontro teve como objetivo mostrar o potencial brasileiro para novos investimentos no setor do Turismo. O país vai sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e a intenção é que o evento mostre ao mundo que o Brasil está preparado para receber bem os turistas.

Durante a Copa do Mundo, uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo com turistas estrangeiros revelou que 95,3% tinham intenção de voltar ao Brasil, sendo 65% para a Olimpíada. Os franceses avaliaram positivamente o país naquele momento, sendo que 83,7% avaliaram que a viagem atendeu ou superou suas expectativas.

"Esse é um momento muito oportuno para investir no Brasil. Com o câmbio favorável, nossa intenção é atrair não só mais turistas, mas também investimentos. A França é um bom exemplo de que, quando o turismo é levado a sério, com investimentos para promoção do país interna e externamente, o setor pode ser uma alavanca para a economia”, afirmou Henrique Alves aos empresários.

O ministro lembrou que, nesta semana, a presidenta Dilma Rousseff editou uma Medida Provisória que permite aumento da participação do capital estrangeiro nas empresas aéreas de 20%, para 49%. “A conectividade aérea é um fator importante na decisão do turista em viajar ao Brasil. Essa medida dará mais competitividade ao setor e possibilitará o aumento do fluxo internacional para o país”, avaliou.

Os empresários registraram que, além da barreira da conectividade, o Brasil precisa avançar na questão tributária, que acaba afastando investidores. Henrique Alves reforçou que essa é uma preocupação da sua gestão e que está finalizando um projeto de criação de Áreas Especiais de Interesse Turístico para enviar ao Congresso Nacional. Trata-se de zonas com tratamento fiscal, tributário e ambiental facilitados para atrair investimentos brasileiros e internacionais.

TROCA DE EXPERIÊNCIAS – Ainda nesta sexta-feira, o ministro do Turismo também se reuniu com o secretário de Estado para o Comércio Exterior e o Turismo na França, Matthias Fekl, para tratar de parcerias com o intuito de aumentar o fluxo de turistas entre os dois países. Em 2014, 481.035 brasileiros visitaram a França, porém apenas 282.375 franceses viajaram para o Brasil. Durante a reunião, Matthias Fekl se colocou à disposição para desenvolver projetos de cooperação e promoção entre os dois países. "Os dois países se preparam para organizar grandes eventos – a Olimpíada e a Eurocopa, e tenho certeza que teremos boas experiências para trocar", afirmou Fekl.

Ouça áudio / download (mp3) em que o ministro Henrique Eduardo Alves destaca a importância da viagem para atração de investimentos estrangeiros ao país.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página