Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Fontes termais promovem a qualidade de vida dos viajantes
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Fontes termais promovem a qualidade de vida dos viajantes

A promoção e manutenção da saúde motivaram mais de 32 mil turistas estrangeiros a visitar o Brasil em 2014, de acordo com estudo do Ministério do Turismo

  • Publicado: Quarta, 24 de Fevereiro de 2016, 18h31
  • Última atualização em Quinta, 25 de Fevereiro de 2016, 15h13

Por Pedro Fideles


Parque aquático na estância termal de Caldas Novas e Rio Quente (GO). Foto: Banco de Imagens/Embratur

A busca por uma vida mais saudável e o tratamento do estresse cotidiano estão entre os principais motivos que inspiram os turistas a conhecer as fontes termais brasileiras e desfrutar de suas propriedades terapêuticas. Há cerca de oitenta estâncias termais no país em que os visitantes podem aumentar a sua qualidade de vida por meio de terapias de banhos ou consumo dos produtos hidrominerais, de acordo com a Associação Brasileira de Indústria de Água Mineral (Abinam).

O geólogo e presidente da Abinam, Carlos Alberto Lancia, destaca que no tratamento pelo consumo há minerais específicos para cada enfermidade. “A água rica em cálcio ajuda no tratamento de doenças como a osteoporose e, para casos de intestino preguiçoso, é mais indicado a água com alto teor de magnésio”, afirma. Para o tratamento de estresse e rejuvenescimento da pele, o geólogo recomenda a escolha da água com alto teor de oxigênio e selênio.

As atividades turísticas motivadas por procedimentos terapêuticos, médicos e estéticos compõem o segmento do turismo de saúde, que inspirou a viagem de 32.149 estrangeiros ao Brasil em 2014, de acordo com o estudo da Demanda Turística Internacional do Ministério do Turismo. Em comparação com o total de turistas deste segmento que visitaram o país em 2008, houve um crescimento de 6,79%.

Para diversificar a oferta aos visitantes motivados pela saúde, foram construídos atrativos turísticos de lazer, como parques aquáticos, resorts e balneários próximo às fontes termais. As estâncias termais de Rio Quente e de Caldas Novas, em Goiás, estão entre as maiores do país, e exemplificam claramente essa integração, com o desenvolvimento de parques aquáticos e hotéis com piscinas aquecidas naturalmente a cerca de 36 graus.


Hotel com piscina termal coletiva em Gravatal (SC). Foto: Beto Garavello

Na região Sudeste, as fontes termais de Olímpia (SP) têm como aliados no turismo os parques aquáticos com grandes atrações que usam a água mineral aquecida. No sul do Brasil, as estâncias termais de Santa Catarina, localizadas nos municípios de Santo Amaro da Imperatriz e Gravatal, promovem um contato maior com a natureza, por meio de cachoeiras. Possuem ainda hotéis desenvolvidos especialmente para esse público, com piscinas coletivas nos apartamentos.


(61) 2023-7029/7064
imprensa@turismo.gov.br

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página