Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Complexo Turístico Itaipu vence Prêmio da Organização Mundial do Turismo
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Complexo Turístico Itaipu vence Prêmio da Organização Mundial do Turismo

Reconhecimento levou em consideração ações educativas de fomento à ciência, tecnologia e empreendedorismo

  • Publicado: Quinta, 21 de Janeiro de 2016, 16h57
  • Última atualização em Quinta, 21 de Janeiro de 2016, 17h00

 

Ministro Henrique Alves com representantes da Embratur e da Itaipu Binacional. Crédito: Divulgação
Ministro Henrique Alves com representantes da Embratur e da Itaipu Binacional. Crédito: Divulgação


Os investimentos em inovação e sustentabilidade renderam ao Complexo Turístico Itaipu (CTI) o reconhecimento da Organização Mundial do Turismo por meio do prêmio de Excelência e Inovação do Turismo – um dos mais importantes do setor no mundo – entregue nesta quarta-feira (20), durante a Feira Mundial do Turismo de Madri (Fitur). O CTI foi indicado ao prêmio pelo ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, e pelo presidente da Embratur, Vinícius Lummertz.

Pesaram na decisão da OMT o fato de o CTI gerar cerca de 250 empregos, e de a receita captada com o turismo ficar na própria região. Além disso, a Fundação Parque Tecnológico Itaipu, que administra o turismo da margem brasileira da Usina, investe os recursos excedentes (depois de cobertos os gastos com a operação) em um fundo tecnológico de fomento à educação, ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo.

O superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla, e a gerente geral do CTI, Jurema Fernandes, receberam o troféu entregue em evento paralelo da Fitur. "O prêmio concedido pela principal entidade do setor no mundo mostra que, com esforço e dedicação, o Brasil pode se destacar no turismo. Gostaria de parabenizar a todos os envolvidos na pessoa do (Gilmar) Piolla", afirmou o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.

Hoje, o CTI oferece oito atrativos e suas ações estão alinhadas com os objetivos de desenvolvimento do milênio estabelecidos pela ONU. O atrativo fica localizado no município de Foz do Iguaçu (PR) pelo lado brasileiro e venceu outros dois finalistas, um da Croácia e outro da Coreia do Sul. No total, participaram da competição 16 projetos de 13 países, divididos em quatro categorias.

Dados do Ministério do Turismo mostram que Foz do Iguaçu é a quarta cidade do Brasil mais visitada a lazer por estrangeiros. O maior fluxo desses visitantes (19,4%) é de argentinos e o meio de hospedagem preferido são hotéis e pousadas (71,5%).

*Com informações da Itaipu Binacional

Leia mais:

Dois projetos brasileiros são finalistas de prêmio da OMT

Norte-americanos lideram o ranking dos turistas que visitam Curitiba, revela pesquisa

 

< ACESSE TODAS AS NOTÍCIAS


registrado em:
Fim do conteúdo da página