Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Preferência por hospedagem em imóveis alugados cresce entre turistas de Porto Alegre
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Preferência por hospedagem em imóveis alugados cresce entre turistas de Porto Alegre

Índice é o maior entre as capitais acompanhadas por estudo do Ministério do Turismo, sendo a opção de 22,7% dos entrevistados

  • Publicado: Segunda, 04 de Janeiro de 2016, 10h27
  • Última atualização em Quarta, 06 de Janeiro de 2016, 18h02

 


Porto Alegre. Crédito: Embratur

Por Lívia Nascimento

Os turistas de Porto Alegre serão os que mais deverão utilizar o aluguel de imóvel como forma de hospedagem. Ao todo, 22,7% dos entrevistados pela Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, encomendado pelo Ministério do Turismo, informaram esse interesse. O índice é o maior entre as capitais monitoradas pelo estudo e o dobro da segunda colocada, a cidade do Rio de Janeiro, com 9,6%. Neste quesito, foi observado um aumento de cerca de 20 pontos percentuais em relação a dezembro de 2014 (2,9%). No entanto, a principal forma de hospedagem deve continuar sendo em hotéis e pousadas (41,2%).

Os porto-alegrenses lideram também o ranking da intenção de realizar a próxima viagem de carro (67,8%), seguido pelo avião (25,9%) e outros – motor home, moto, navio –, com 5,3%. Apenas 1% dos entrevistados informaram a intenção de realizar a próxima viagem de ônibus.

Ainda segundo o estudo, 77,6% dos turistas de Porto Alegre deverão optar por destinos nacionais nas próximas viagens. Destes, 64,6% dos turistas que irão viajar pelo Brasil pretendem visitar outras regiões, enquanto 35,1% farão turismo dentro do próprio estado.

SONDAGEM NACIONAL – De acordo com o estudo, os destinos nacionais lideram a intenção de viagem de 86,4% dos turistas brasileiros que demonstraram intenção de viajar nos próximos seis meses. O índice é o maior dos últimos 10 anos. Para os viajantes, as regiões Nordeste (36,9%) e Sudeste (36,8%) serão as mais procuradas, seguidas do Sul (17,3%), Centro-Oeste (6,4%) e Norte (2,6%).

Os turistas com até 35 anos são os que mais demonstraram interesse pelas belezas brasileiras, com 88,9% da intenção. Logo atrás aparecem os viajantes entre 35 e 60 anos (82,7%) e com mais de 60 anos (70%).

“O brasileiro está cada vez mais interessado em conhecer as belezas e encantos do nosso país e esse estudo comprova essa tendência que vem sendo liderada pelos os mais jovens. Eles estão redescobrindo o Brasil e isso deve ser celebrado ”, avalia o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.

ESTUDO – A Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem é realizada todos os meses com duas mil pessoas em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Juntas, as sete capitais brasileiras monitoradas representam 70% do fluxo turístico do Brasil.

Ouça áudio / download (mp3) em que o ministro Henrique Eduardo Alves incentiva a realização de viagens pelo país e frisa a importância econômica do turismo.

 

< ACESSE TODAS AS NOTÍCIAS


registrado em:
Fim do conteúdo da página