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Turismo promove os destinos por meio da alimentação saudável na Olimpíada

Acordo de cooperação técnica tem por objetivo valorizar a gastronomia regional e a agricultura familiar

  • Publicado: Quinta, 10 de Dezembro de 2015, 09h44
  • Última atualização em Quinta, 10 de Dezembro de 2015, 15h22
Gastos com alimentação estão entre as princpais despesas dos turistas. Crédito: Banco de Imagens
Gastos com alimentação estão entre as princpais despesas dos turistas. Crédito: Banco de Imagens


Foi publicado nesta semana o acordo de cooperação técnica entre o Ministério do Turismo (MTur) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para promover os destinos turísticos do país por meio do incentivo à alimentação saudável. A iniciativa irá priorizar ações de produção associada ao turismo que contemplem a valorização da gastronomia regional e a agricultura familiar.

A ação acontece no Rio de Janeiro, no âmbito da Campanha Brasil Saudável e Sustentável, durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Serão fortalecidas práticas em andamento como o Circuito Carioca de Feiras Orgânicas e as compras públicas da merenda escolar por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Também serão realizadas ações de educação e promoção da alimentação saudável e sustentável com foco em consumidores e empresários do segmento da alimentação que frequentam as feiras orgânicas da cidade, além de uma atuação direta nas escolas municipais por meio da mobilização de diretores, merendeiras, pais e alunos. Serão, ainda, instaladas cinco Praças Brasil Saudável e Sustentável para a venda direta de produtos da agricultura familiar em pontos estratégicos da cidade: Praça São Perpétuo, Jardim Botânico, Largo do Machado, Saens Peña e Praça XV.

As ações conjuntas entre os Ministérios do Turismo e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome incluem ainda a produção de um banco de imagens dos produtos, produtores e destinos dos empreendimentos que participarão da Campanha Brasil Saudável e Sustentável e a elaboração de materiais gráficos e demais peças de comunicação como teasers, vídeos, spots e cartazes.

GASTRONOMIA E TURISMO - Os gastos com alimentação estão entre as principais despesas dos turistas brasileiros, atrás apenas do transporte, de acordo com a última Pesquisa de Turismo Doméstico do Ministério do Turismo (2012). A variedade de sabores e de novos chefs de cozinha tem aumentado ainda mais o apelo turístico de alguns destinos brasileiros.


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