Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Macapá é a cidade brasileira que mais avançou em infraestrutura geral, revela estudo
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Macapá é a cidade brasileira que mais avançou em infraestrutura geral, revela estudo

A cidade foi uma das premiadas em estudo de competitividade do Ministério do Turismo

  • Publicado: Quarta, 09 de Dezembro de 2015, 11h05
  • Última atualização em Quarta, 09 de Dezembro de 2015, 14h39

Por Gustavo Henrique Braga


Macapá (AP). Crédito: David Rego Jr.

A única capital brasileira cortada pela Linha do Equador, Macapá, foi a cidade que mais evoluiu em infraestrutura geral no país, de acordo com estudo de competitividade divulgado nesta quarta-feira (9) pelo Ministério do Turismo. A cidade ganhou oito posições em relação ao ano passado, passando do 51º destino mais competitivo, para a 43ª posição. A cidade também foi a que mais se desenvolveu em serviços e equipamentos turísticos, quesito no qual a nota da cidade subiu 6,1 pontos e alcançou 49,7 em uma escala de 0 a 100.

O Índice de Competitividade do Turismo Nacional permite avaliar o estágio real de desenvolvimento do turismo em cada município ou destino, entender onde as políticas de incentivo funcionaram e onde elas precisam ser repensadas, em nível local e federal. Para isso, monitora os 65 destinos considerados indutores do desenvolvimento turístico do país e analisa a situação de 13 categorias que compõem a atividade turística.  

“O objetivo do estudo é fazer um diagnóstico e dar condições para que os destinos reconheçam as virtudes e as oportunidades, elevando o turismo à condição de atividade econômica essencial ao desenvolvimento do país”, disse o ministro Henrique Eduardo Alves. A cidade mais competitiva do país é São Paulo, seguida pelo Rio de Janeiro e Porto Alegre.

A premiação de Macapá no quesito infraestrutura geral levou em conta itens como capacidade de atendimento médico para o turista no destino, estrutura urbana, fornecimento de energia e serviço de proteção ao turista. A capital implementou câmeras de segurança em pontos turísticos e passou a oferecer ciclovias e ciclofaixas, bem como elementos de acessibilidade em pontos de circulação de visitantes. Apesar da evolução, Macapá ainda apresenta desafios nesse tema; entre eles, a carência de limpeza pública e de conservação urbana em áreas turísticas e de entorno.

Já no quesito serviços e equipamentos turísticos, pesaram a favor de Macapá a existência de Centro de Atendimento ao Turista (CAT); a oferta  de  espaços  para  a  realização  de  eventos como salas  em  hotéis  para  eventos  de pequeno e médio porte e a existência  de instituições  de  qualificação  profissional  que  oferecem  cursos  livres  e  técnicos regulares, bem como de graduação em áreas relacionadas ao turismo no município.


< ACESSE TODAS AS NOTÍCIAS


registrado em:
Fim do conteúdo da página