Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Encontro debate turismo comunitário na Amazônia
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Encontro debate turismo comunitário na Amazônia

Programação inclui palestras, exposições, oficinas e debates com comunidades locais. O objetivo é promover a troca de experiências e atrair viajantes para a região

  • Publicado: Quinta, 26 de Novembro de 2015, 15h25
  • Última atualização em Sexta, 27 de Novembro de 2015, 17h33

Gustavo Henrique Braga


A floresta é o cenário do encontro de turismo comunitário que acontece em Tefé. Foto: banco de imagens


A partir desta quinta-feira (26) até sábado (28) o município de Tefé, no Amazonas, vai reunir especialistas, organizações não governamentais, estudantes, técnicos da administração pública e representantes de comunidades indígenas e de povos tradicionais para debater o turismo comunitário. A ideia é trazer relatos de experiências de populações tradicionais e de povos indígenas sobre atividades turísticas desenvolvidas em suas comunidades.

Entre as principais marcas do turismo comunitário estão as atividades que tem como foco a sustentabilidade, especialmente no artesanato e na venda de produtos típicos. A modalidade surge em resposta a um novo perfil do viajante, em busca de experiências mais íntimas com o destino, que ajudem a desenvolver comunidades locais e preservar a sua originalidade, de acordo com a Organização Mundial do Turismo. Com objetivo de estimular o turismo na região, o Ministério do Turismo já investiu mais de R$ 636 milhões em obras de infraestrutura na Região Norte. 

As três primeiras edições do Encontro de Turismo Comunitário na Amazônia ocorreram na capital, Manaus. A quarta edição foi em Parintins, um dos principais polos turísticos do estado devido ao grande festival de Boi-Bumbá. Na quinta edição, em 2015, o evento chega a Tefé, no interior do estado. Segundo a professora Karla Ribeiro, que trabalha na organização do encontro, o objetivo é levar o encontro ao maior número possível de cidades. Para participar, é preciso se inscrever no site do evento.

 

< ACESSE TODAS AS NOTÍCIAS



registrado em:
Fim do conteúdo da página