Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Olimpíada impulsiona turismo no Sudeste
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Olimpíada impulsiona turismo no Sudeste

Tocha olímpica pernoitará em 32 municípios da região e dará visibilidade aos atrativos locais. Cidades iniciam planejamento para festejar a passagem da chama

  • Publicado: Quarta, 07 de Outubro de 2015, 10h30
  • Última atualização em Quarta, 07 de Outubro de 2015, 18h42



Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos prometem atrair turistas para todo o Brasil. As provas serão acompanhadas por um público potencial de cerca de 4,8 bilhões de telespectadores – número quase cinco vezes maior do que o da final Copa do Mundo – e colocará os atrativos nacionais em evidência. O megaevento começará em maio de 2016 com o revezamento da Tocha Olímpica, que percorrerá mais de 300 destinos – e pernoitará em mais de 80 deles. Na Região Sudeste, a chama pernoitará em 32 municípios.

Para o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, o revezamento da tocha será a oportunidade de nacionalizar os ganhos da Olimpíada. “Sob o comando da presidenta Dilma Rousseff, uma equipe do governo federal está rodando o Brasil para preparar o tour da tocha. O revezamento é uma estratégia fundamental para a mobilização do país em torno dos jogos e nos ajudará a amplificar os ganhos de imagem. Nossa ideia é que o percurso vire um grande evento turístico, que as cidades se organizem, as ruas se enfeitem, e que nosso povo se destaque mais uma vez por sua hospitalidade”.

Para reforçar a importância do evento, o ministro reúne nesta quarta-feira (7) em Brasília, mais de 300 lideranças do setor para debater questões como a promoção do destino Brasil, a recepção aos visitantes e o legado para os próximos anos.

Quem quiser participar do revezamento da tocha pode indicar alguém para carregá-la até 15 de outubro. A indicação pode ser feita pela internet e deve conter uma justificativa do motivo pelo qual a pessoa merece carregar a tocha. Depois é preciso aguardar a resposta da equipe avaliadora.


Logo da Rádio TurismoOuça  áudio / download (mp3) no qual o ministro Henrique Eduardo Alves aponta a oportunidade de divulgação de atrativos com o revezamento da Tocha Olímpica pelo país.




Turismo na região - Dados do Ministério do Turismo mostram que o Sudeste é a região preferida de 30% dos brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses. A região abriga ainda o principal destino de turistas estrangeiros a lazer, Rio de Janeiro, e a negócios, São Paulo – cidade que também sediará jogos de futebol durante a Olimpíada. Além de Rio de São Paulo, Belo Horizonte está entre as seis cidades do país onde ocorrerão as partidas de futebol. O MTur já repassou R$ 1,8 bilhão para obras de infraestrutura nos quatro estados do Sudeste.

Dentro do Mapa do Turismo Brasileiro, a região conta com 18 cidades categorizadas como A, 73 como B e 214 como C. A metodologia vai até a letra E e foi feita a partir de quatro variáveis: quantidade de empregos gerados, quantidade de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, fluxo de turistas domésticos e fluxo de turistas estrangeiros.

Grandes eventos - A experiência com a Copa do Mundo mostra que as visitas de turistas não se limitam às cidades de competição: durante o torneio de futebol, mais de um milhão de estrangeiros conheceram 491 cidades brasileiras. Desses visitantes, 95% revelaram a intenção de voltar ao Brasil e 65% apontaram a Olimpíada como principal motivador para o retorno.

Veja se a tocha vai passar perto de você:

Espírito Santo Rio de Janeiro São Paulo Minas Gerais
Cachoeiro do Itapemirim Angra dos Reis Presidente Prudente Uberlândia
Vitória Volta Redonda Bauru Patos de Minas
São Mateus Nova Iguaçu Itapetininga Montes Claros
  Rio de Janeiro Ribeirão Preto Curvelo
  Petrópolis São Paulo Governador Valadares
  Niterói Campinas Itabira
  Nova Friburgo Osasco Juiz de Fora
  Macaé São Bernardo do Campo Belo Horizonte
  Cabo Frio São José dos Campos Ouro Preto
    Santos  
    Franca  


< ACESSE TODAS AS NOTÍCIAS


registrado em:
Fim do conteúdo da página