Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Região Norte se prepara para os Jogos Olímpicos
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Região Norte se prepara para os Jogos Olímpicos

Tocha pernoitará nas sete capitais e em Santarém (PA)

  • Publicado: Quarta, 07 de Outubro de 2015, 10h23
  • Última atualização em Quarta, 07 de Outubro de 2015, 18h41

 

Representantes do setor turístico da Região Norte começaram a debater as estratégias para impulsionar o turismo por meio dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Estima-se que as provas serão acompanhadas por um público potencial de cerca de 4,8 bilhões de telespectadores – número quase cinco vezes maior do que o da final Copa do Mundo. Entre estas disputas estarão os jogos de futebol, que têm na capital amazonense, Manaus, uma das seis sedes.

A ideia é aproveitar a visibilidade mundial do evento para promover destinos locais. Uma das grandes oportunidades começa em maio de 2016 com o revezamento da tocha, que percorrerá mais de 300 cidades – e pernoitará em mais de 80 delas. No Norte, a chama pernoitará nas sete capitais e em Santarém (PA).

Os interessados em participar do revezamento da tocha podem indicar alguém para carregá-la até 15 de outubro. A solicitação pode ser feita pela internet, e deve conter uma explicação do motivo pelo qual a pessoa merece participar do evento. 

Para o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, o revezamento da tocha ajudará a nacionalizar os ganhos da Olimpíada. “Uma equipe do governo federal está rodando o Brasil para preparar o tour da tocha. O revezamento é uma estratégia fundamental para a mobilização do país em torno dos jogos e nos ajudará a amplificar os ganhos de imagem. Nossa ideia é que o percurso vire um grande evento turístico, que as cidades se organizem, as ruas se enfeitem, e que nosso povo se destaque mais uma vez por sua hospitalidade”. 


Logo da Rádio TurismoOuça  áudio / download (mp3) no qual o ministro Henrique Eduardo Alves aponta a oportunidade de divulgação de atrativos com o revezamento da Tocha Olímpica pelo país.






Turismo na região - O Norte do Brasil se destaca por ser a maior região do país, além de atrair turistas que buscam apreciar a natureza. Dados do Ministério do Turismo mostram que a gastronomia da capital paraense, Belém, é avaliada positivamente por 96% dos estrangeiros que visitaram a cidade. Já em Manaus – que sediará jogos do futebol olímpico – 93% dos estrangeiros que conheceram a cidade dizem querer voltar. Desde 2003, o Ministério do Turismo investiu mais de R$ 636 milhões em obras de infraestrutura no Norte.

Dentro do Mapa do Turismo Brasileiro, a região conta com sete cidades categorizadas como A, seis como B e 27 como C. A metodologia vai até a letra E e foi feita a partir de quatro variáveis: quantidade de empregos gerados, quantidade de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, fluxo de turistas domésticos e fluxo de turistas estrangeiros.

Grandes eventos - A experiência com a Copa do Mundo mostra que as visitas de turistas não se limitam às cidades de competição: durante o torneio de futebol, mais de um milhão de estrangeiros conheceram 491 cidades brasileiras. Desses visitantes, 95% revelaram a intenção de voltar ao Brasil e 65% apontaram a Olimpíada como principal motivador para o retorno.

Veja se a tocha vai passar perto de você:

Acre Amazônas Amapá Pará Rondônia Roraima Tocantins
Rio Branco Manaus Macapá Belém Porto Velho Boa Vista Palmas
      Santarém      


< ACESSE TODAS AS NOTÍCIAS


registrado em:
Fim do conteúdo da página