Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Representantes de 20 países unem forças para promover o turismo
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Representantes de 20 países unem forças para promover o turismo

Encontro na Turquia tem por objetivo discutir as estratégias para gerar emprego e renda por meio do turismo. A cada 11 postos de trabalho, um se refere a atividades ligadas ao setor e a maioria deles (90%) é oferecida por micro e pequenas empresas

  • Publicado: Quarta, 30 de Setembro de 2015, 18h40
  • Última atualização em Quinta, 01 de Outubro de 2015, 10h27

 

Por Carolina Valadares

Encontro reuniu ministros do turismo das 20 maiores economias do mundo na Turquia. Crédito: divulgação
Encontro reuniu ministros do turismo das 20 maiores economias do mundo na Turquia. Crédito: divulgação


O Ministério do Turismo participou na última terça (29) e quarta-feira (30) de um encontro que reuniu ministros do turismo das 20 maiores economias do mundo. A 6ª reunião do T20, em Antália, na Turquia, teve a participação de ministros de representantes do Brasil, da Austrália, da China, da Índia, do Japão, da Rússia, de Singapura, da Turquia e da Coreia do Sul. O objetivo do encontro foi discutir estratégias para promover o emprego e a renda por meio do setor.  

Ao final do encontro foi produzido um documento com princípios que devem nortear as melhoras práticas do turismo. O texto revela a importância do setor para o desenvolvimento da economia desses países. O turismo colabora com quase 10% do Produto Interno Bruto mundial, considerando as atividades diretas e indiretas, além de ser uma das atividades econômicas que mais cresce no planeta. Estima-se que em 2030, cerca de 1,8 bilhão de turistas circulará entre países. A cada 11 empregos um se refere a atividades ligadas ao setor e a maioria (90%) é oferecida por micro e pequenas empresas.

O chefe da assessoria especial de Relações Internacionais do Ministério do Turismo, Acir Pimenta Filho, que representou o ministro, Henrique Eduardo Alves, afirmou que o setor é reconhecido pela geração de emprego e renda, sobretudo nesse momento de crise. São mais de três milhões de postos de trabalho em mais de 52 atividades, como hospedagem, alimentação, agentes de viagens e setor aéreo entre outros.

“O turismo funciona como uma porta de entrada, principalmente para mulheres e jovens no mercado de trabalho”, disse Acir. Participaram da reunião representantes do turismo de países do G20, membros da Organização Mundial do Turismo, do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) e da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) outras entidades.


< ACESSE TODAS AS NOTÍCIAS


registrado em:
Fim do conteúdo da página