Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Turismo discute isenção parcial de impostos para estrangeiros que comprarem produtos brasileiros
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Turismo discute isenção parcial de impostos para estrangeiros que comprarem produtos brasileiros

Medida pode atrair consumidores estrangeiros a adquirir produtos dentro do país e movimentar a economia interna

  • Publicado: Sexta, 25 de Setembro de 2015, 16h02
  • Última atualização em Sexta, 25 de Setembro de 2015, 18h22
82ª reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). Foto: Embratur
82ª reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). Foto: Embratur


O Secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Neusvaldo Lima, e o secretário Nacional de Políticas do Turismo, Júnior Coimbra, participaram, nesta sexta-feira (25) da 82ª reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). O encontro aconteceu durante a 43ª Feira da Associação Brasileira de Agentes de Viagem (Abav-Expo), na capital paulista. A isenção parcial de impostos para mercadorias adquiridas pelos turistas estrangeiros foi um dos temas que estiveram em discussão.

A política, conhecida como tax free, ainda não vigora no Brasil, mas pode representar um ganho a exemplo do que acontece em outros países, como a Alemanha. A iniciativa terá o apoio do Ministério do Turismo, segundo o secretário Júnior Coimbra. Da mesma forma a revisão da Portaria 112, que estabelece regras e critérios para a formalização de instrumentos de transferência voluntária de recursos para o desenvolvimento do turismo.

“O alinhamento e a troca de experiências entre representantes estaduais e federais contribuem para fortalecer o turismo brasileiro, proporcionando melhorias para os destinos e para o turista”, disse o secretário.

A liberação de carga com materiais promocionais dos estados para exposição em feiras internacionais também esteve entre os pleitos defendidos pelo colegiado. "Contamos com o apoio do Ministério e da Embratur para que, juntos, reforcem com as companhias aéreas a necessidade de nos ajudar para que, com um baixo custo, possamos avançar na divulgação de nossos destinos", afirmou o presidente do Fornatur e secretário de Turismo de Brasília, Jaime Recena.

O Fornatur é um colegiado formado pelos secretários estaduais de turismo ou presidentes de órgãos estaduais de turismo com objetivo de deliberar sobre temas relevantes do setor. O fórum atua como órgão de assessoramento ao Ministério do Turismo. A próxima reunião, com data ainda a ser definida, terá como prioridade a regionalização dos destinos turísticos e a busca de subsídios, junto ao Governo Federal, para incentivos na redução do ICMS para combustível da aviação.

Promoção do Brasil no exterior

A nova campanha de promoção do Brasil no exterior foi lançada pelo presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, com o tema "Viva o verão de perto - Venha para o Brasil". O material de divulgação, inclusive um vídeo que exibe as cinco regiões do país, já está disponível.

*Com informações da Embratur

 

< ACESSE TODAS AS NOTÍCIAS


registrado em:
Fim do conteúdo da página