Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Paraísos cercados de água por todos os lados
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Paraísos cercados de água por todos os lados

Conheça as cinco ilhas turísticas promovidas em feira de agentes de viagem e saiba porque elas estão entre os destinos mais desejados pelos brasileiros, de acordo com estudo do Ministério do Turismo

  • Publicado: Quinta, 24 de Setembro de 2015, 15h26
  • Última atualização em Quinta, 24 de Setembro de 2015, 15h35

Por Luciana Vicária

Passar as férias em um paraíso tropical, cercado de água por todos os lados, sempre foi um privilégio de poucos – e um desejo de muitos. No imaginário coletivo, a imagem máxima de bem estar e tranquilidade é representada por um cenário de ilha deserta, com águas transparentes, areias brancas e vegetação exuberante. A boa notícia é que o Brasil tem centenas delas, muitas preparadas para receber bem os turistas.

A Associação Brasileira de Ilhas Turísticas (ABITUR), criada no ano passado, lança nesta quinta-feira (24), o produto “Ilhas Turísticas Brasileiras”, em coletiva de imprensa às 16 horas, no estande do Ministério do Turismo da Abav Expo, em São Paulo. A associação é formada pela Ilha do Mel (PR); Fernando de Noronha (PE); Ilhabela, (SP); Ilha Grande (RJ) e Ilha de Marajó (PA) e tem o objetivo de promover os destinos, além de melhorar a qualidade de vida dos moradores e turistas, atuando como elo de ligação com os órgãos públicos.

De acordo com estudo do Ministério do Turismo, a ilha de Fernando de Noronha é o destino mais desejado pelos viajantes brasileiros. Noronha é apenas um dos paraísos de uma costa de 8,5 mil Km, com centenas de ilhas fluviais e oceânicas. É justamente a extensa faixa de litoral um dos grandes ativos do país, de acordo com o Fórum Econômico Mundial. Segundo um estudo de competitividade do fórum, o país ocupa a primeira posição entre 141 países, quando o assunto é recurso natural. 

“É uma satisfação apoiar um segmento com tanto potencial para atrair turistas e beneficiar o setor”, disse o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. Segundo ele, as ilhas turísticas brasileiras podem ser incluídas nas Áreas Especiais de Interesse Turístico, uma proposta do MTur de implantar, em locais de interesse, regras especiais para flexibilizar os tributos, facilitar os processos de licenciamento ambiental e reduzir a burocracia.

Conheça um pouco mais sobre as cinco ilhas brasileiras que integram a ABITUR:

< ACESSE TODAS AS NOTÍCIAS

registrado em:
Fim do conteúdo da página