Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Governo incentiva inclusão de pessoas com deficiência
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Governo incentiva inclusão de pessoas com deficiência

No ano passado, mais de mil pessoas foram inseridas no mercado de trabalho e outras seis mil tiveram seus currículos encaminhados. A contratação desses trabalhadores é uma questão de responsabilidade social e um diferencial competitivo, de acordo com o MTur

  • Publicado: Quarta, 23 de Setembro de 2015, 16h00
  • Última atualização em Quarta, 23 de Setembro de 2015, 17h35

 

 

Por Carolina Valadares

Bruno Ribeiro é o primeiro turismólogo com Sindrome de Down do país. Crédito: Hesíodo Góes/SeturelPE


Na próxima sexta-feira (25), o Ministério do Turismo participa, pela primeira vez, do “Dia D”, o Dia da Inclusão Social profissional das pessoas com deficiência, junto ao Ministério do Trabalho. Neste dia, os postos do Sistema Nacional de Emprego (SINE) dedicarão o atendimento aos trabalhadores com deficiência.

Para realizar a ação, o Ministério do Turismo mobilizou o setor e as associações de pessoas com deficiência do país. Esta não é a primeira vez que o país se mobiliza pela inclusão profissional destes trabalhadores. No ano passado, 790 empresas ofereceram vagas durante o evento, mais de mil pessoas foram contratadas no mercado e outras seis mil encaminhadas.

Conforme a lei 8.213/91, empresas com mais de 100 pessoas devem ter um ou mais profissionais com deficiência em seu quadro de pessoal. “A contratação desses trabalhadores é uma questão de responsabilidade social e um diferencial competitivo paras as empresas”, afirma a coordenadora de programas de Incentivo a Viagens, Rafaela Lehmann.

A Empresa de Turismo de Pernambuco, por exemplo, contratou o primeiro turismólogo com Síndrome de Down do país, Bruno Ribeiro, de 23 anos. “Estou gostando do trabalho, é uma boa oportunidade de desenvolver projetos. Acho importante haver iniciativas que promovam a inclusão, para que as pessoas possam ver o nosso potencial”, disse.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 45 milhões de pessoas com deficiência. Muitas delas aptas a desenvolver atividades profissionais.

Os candidatos às vagas podem comparecer aos postos do SINE de sua cidade com a carteira de trabalho, o RG, o CPF, e no caso de beneficiário reabilitado do INSS, levar também o certificado emitido pelo INSS. O cidadão deve também atualizar o cadastro no Sistema Mais Emprego.

As empresas de turismo interessadas precisam atualizar o Cadastro do Empregador, no site do Ministério do Trabalho e Emprego.


< ACESSE TODAS AS NOTÍCIAS

registrado em:
Fim do conteúdo da página