Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > MTur participa de reunião da OMT na Colômbia
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

MTur participa de reunião da OMT na Colômbia

Boa relação Brasil-Colômbia gera resultados positivos para o turismo. Em 2009, o Brasil recebeu cerca de 78 mil turistas. Em 2013, este número superou os 116,4 mil visitantes

  • Publicado: Segunda, 14 de Setembro de 2015, 19h23
  • Última atualização em Quinta, 17 de Setembro de 2015, 10h56

Por Carolina Valadares


Cerimônia de Abertura Oficial da 21ª Assembleia Geral da OMT. Foto: UNWTO

O secretário-executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves, participou nesta segunda-feira (14), em Medelín, na Colômbia, da 21ª Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), que teve como tema o desenvolvimento inclusivo e a transformação social por meio do turismo. Na cerimônia de abertura, o secretário geral da OMT, Taleb Rifai, frisou que o turismo pode - e deve - estar a serviço da paz, prática que vem sendo aplicada pela Colômbia, de acordo com o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, para quem o turismo é um dos vetores do crescimento econômico.

No Brasil, a atividade turística corresponde a 9,6% do Produto Interno Bruto (PIB), considerando atividades diretas, indiretas e induzidas, de acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo WTTC. O secretário Alberto Alves afirmou que a boa relação com os países vizinhos gera reflexos no turismo. Em 2009, o Brasil recebeu cerca de 78 mil turistas colombianos. Em 2013, este número superou os 116,4 mil visitantes, de acordo com dados da Organização Mundial do Turismo.

Durante a reunião da OMT foram realizadas reuniões da Comissão Regional para as Américas; a 101ª Reunião do Conselho Executivo da OMT e o Fórum de Alto Nível sobre Turismo e Transporte Aéreo para o Desenvolvimento, além de encontros bilaterais com autoridades do turismo e com o setor privado.

Como forma de incluir outros países no conselho da OMT, o Brasil não teve sua cadeira renovada. O país ocupava o cargo desde 2003 neste órgão; de 2004 a 2005 como membro da OMT, de 2006 a 2007, como observador (com direito à palavra e sem direito a voto) e presidente da Comissão Regional para as Américas; e de 2008 a 2015, novamente como membro.

< ACESSE TODAS AS NOTÍCIAS


registrado em:
Fim do conteúdo da página