Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Mais investimentos no Turismo
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Mais investimentos no Turismo

Em audiência no Ministério do Planejamento, ministro do Turismo reforça importância do setor para o desenvolvimento econômico do Brasil

  • Publicado: Quinta, 16 de Julho de 2015, 18h02
  • Última atualização em Sexta, 17 de Julho de 2015, 11h49
Ministro Henrique Eduardo Alves apresentou ao MPOG os grandes números do setor de viagens. Foto: Paulino Menezes - Ascom/MTur.
Ministro do Turismo apresentou ao MPOG os grandes números do setor de viagens. Foto: Paulino Menezes. Ascom/MTur


Por Mariana Oliveira

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, apresentou nesta quinta-feira (16) ao ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, os grandes números do setor de viagens e o potencial que ele tem para alavancar a economia do país.

Os dados apresentados por Henrique Eduardo Alves, demonstram que o turismo contribui de forma direta, indireta e induzida com 9,6% do PIB, emprega mais de três milhões de pessoas, e é o quinto item da pauta de exportações do país, atrás de minério de ferro, soja, petróleo e açúcar.

Só em 2014, o setor registrou 206 milhões de viagens domésticas. Atualmente o Brasil figura no terceiro lugar no ranking de aviação civil do mundo. “Não há indústria que, no atual cenário de ajustes fiscais e incertezas, esteja mais credenciada para ajudar o Brasil a enfrentar a crise. Mas, para isso, é importante que o governo coloque o turismo como prioridade em sua agenda econômica, social e financeira. Sei que, para isso, posso contar com a sensibilidade e o apoio da presidenta Dilma Rousseff”, afirmou Henrique Eduardo Alves.

Em relação aos recursos disponíveis para o Ministério do Turismo, o ministro Henrique Eduardo Alves ressaltou que os mesmos são insuficientes para realização de pagamentos e novos investimentos. A programação orçamentária e financeira do Ministério do Turismo vem caindo sensivelmente. Somente nos últimos 5 anos, a queda do orçamento foi de 72% e a disponibilidade financeira reduziu 60%.

“Os investimentos do governo no setor são inversamente proporcionais ao esforço que vem sendo feito pelo mercado para alavancar o turismo. Precisamos de mais recursos para realizar o pagamento de contratos em andamento e celebrar novos projetos para promover o turismo no Brasil”, concluiu o ministro Henrique Eduardo Alves. Na última década, o volume de empréstimos tomados pela iniciativa privada saltou em 570%, passou de R$ 2 bilhões para 13 bilhões.

Além da equipe técnica do MPOG, participaram da reunião o secretário-executivo do MTur, Alberto Alves, o secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento de Turismo, Neusvaldo Ferreira Lima, e o senador Romero Jucá, vice-presidente do Senado Federal.

O ministro Nelson Barbosa encomendou a sua equipe a análise do material produzido pelo MTur. Nos próximos dias, técnicos dos dois ministérios irão se reunir para discutir alternativas para os pontos que foram abordados na reunião.

logo agência de notícias

registrado em:
Fim do conteúdo da página